TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Sociedade

Por:   •  26/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Profa. Dra. Maria Cristina P. Innocentini Hayashi

Disciplina: Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Sociedade

MINHA PRÉ-HISTÓRIA DO CAMPO CTS

1. O que você entende por ciência?

É o conhecimento profundo de algo, adquirido por meio de observação, identificação, pesquisa e explicação de certas categorias de acontecimentos e fatos, e formulados de forma metódica e racional.

2. Que definição você daria para tecnologia?

É a teoria e/ou estudo sobre técnicas, processos, métodos, etc, de um ou mais domínios da atividade humana (indústria, ciência, etc)

3. Que significado tem para você a tríade CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)? Cada vez mais dependemos do conhecimento científico e tecnológico e por isso estamos produzindo mais ciência, o que produz mais tecnologia e gera mais riqueza e, em teoria, mais bem-estar social. Num cenário ideal, o desenvolvimento tecnológico e o progresso social viriam naturalmente e em conjunto. Por isso, é necessário adicionar o fator da sociedade quando se fala desses tópicos, para que o desenvolvimento científico e tecnológico seja menos excludente, é necessário levar em conta problemas da população, os riscos técnico-produtivos e a mudança social. Faz-se vital uma visão interativa e contextualizada das relações entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade. 4. A ciência e a tecnologia podem ser estudadas sob diversas perspectivas: histórica, antropológica, filosófica, sociológica. O que você conhece sobre estas abordagens e em que aspectos elas podem ajudar a entender a relação CTS? É extremamente importante analisar a ciência e a tecnologia por essas perspectivas, para realmente entender o contexto social em que nos encontramos. É necessário falar sobre a abordagem filosófica, para falarmos sobre como o conhecimento científico pode acabar por absorver em si o destino da humanidade, o comando total e definitivo da humanidade trabalhadora pela minoria de privilegiados. É preciso também analisar o contexto histórico, para entender o porquê a tecnologia moderna não pode ser considerada um mero estudo da técnica. Ela representa mais que isso, pois nasceu quando a ciência, a partir do renascimento, aliou-se à técnica, com o fim de promover a junção entre o saber e o fazer. A tecnologia moderna está inserida e se produziu num contexto social, político e econômico determinado, por isso é importante estudar a mesma nessas perspectivas para realmente entender a relação CTS. 5. O que você pensa sobre: a) a importância e as conseqüências da ciência e da tecnologia na sociedade e b) a influência da sociedade na ciência e na tecnologia? Ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para o avanço da sociedade. A ciência permite à humanidade compreender mais sobre a natureza e nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor. Possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e muito mais, tal como a tecnologia. Na sociedade, as melhorias e avanços da ciência e da tecnologia tem se instaurado, tornando a tomada de consciência desses avanços e sua relação com o cotidiano, um fator indispensável para o progresso da cidadania. O ensino de ciências deve considerar a formação cidadã, procurando desenvolver competências e capacidade técnico-científico-social entre os estudantes, sendo incluso princípios democráticos e valores éticos. A educação CTS tem o objetivo de desenvolver uma

alfabetização ampla, de tal forma que as pessoas tenham as devidas condições de serem responsáveis nas tomadas de decisões, em relação às questões tecnológicas que cercam a sociedade.

6. Quais são os aspectos éticos que afetam a ciência e a tecnologia? Diante dos avanços conquistados e o descomunal aumento do conhecimento científico e tecnológico, a ética encontra barreiras nos valores morais e sociais. A tecnologia, até certo ponto, facilitou a vida da sociedade e acelerou sua evolução, mas trouxe também implicações prejudiciais que conflitam com questões éticas da sociedade atual. Preconceito, racismo, invasão de privacidade, experimentos com humanos e animais, até riscos de vida são facilmente relacionados ao uso de algoritmos e avanços tecnológicos. Não é difícil encontrar histórias que corroboram com a fragilidade da tecnologia nesse sentido.

7. Para você a questão de gênero (diferenças entre homens e mulheres) está presente na ciência e na tecnologia?

Sim, desde os primórdios da sociedade as mulheres sempre foram menos valorizadas do que os homens, indo desde a esfera doméstica, ao mercado de trabalho, mundo estudantil, áreas acadêmicas, científicas e tecnológicas. É necessário que os gêneros construam um sistema nacional de pesquisa igualitário, de forma que a equidade de gênero seja alcançada. Não podemos ter uma ciência feita por homens e pensada para o benefício dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com