TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estática e Dinâmica Social

Por:   •  27/6/2017  •  Resenha  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  1.237 Visualizações

Página 1 de 4

 Estática e dinâmica social.

A lei dos três estados e a classificação das ciências levam em consideração a variável “tempo” e a compreensão de que as mudanças históricas são cumulativas. Essas são as bases da dinâmica social.

-Comte dividiu sua obra em duas partes: O estático e o dinâmico, correspondentes à ordem e ao progresso. “Dizia que toda mudança, progresso, tinham de estar em constante harmonia com a ordem social.” Sendo a estática responsável por analisar as condições constantes da sociedade; e a dinâmica se aplicaria nas leis e seu desenvolvimento.

A frase “ordem e progresso” então, pode ser aplicada como a combinação da estática e da dinâmica: como se a sociedade só pode avançar se tiver os elementos da estática, “a ordem é a base do progresso”. Por outro lado, como os elementos em conjunto evoluem e modificam-se, “o progresso é o desenvolvimento da ordem”.

Mas, no Sistema de política positiva (1851-1854), Comte examinou também as leis da estática social, que seriam relativas aos elementos que existem em qualquer sociedade, independentemente da época considerada. Do ponto de vista da estática social, o princípio sociológico fundamental é a “separação dos ofícios e a convergência dos esforços”, que Auguste Comte atribui a Aristóteles.

O princípio de Aristóteles quer dizer que a sociedade é composta por indivíduos que vão se diferenciando entre si, cada um assumindo uma responsabilidade específica. Esses indivíduos diferenciados colaboram entre si (de maneira voluntária ou não).

Tanto a ação individual (de pessoas e grupos) quanto a colaboração são necessárias para a existência da sociedade. Se ocorrer somente uma, a sociedade deixa de existir. Por exemplo: uma fábrica possui trabalhadores, gerentes e administradores; cada qual com sua atividade específica. Cada um deles tem que ter autonomia para realizar suas funções, mas, ao mesmo tempo, suas atividades têm que convergir para um objetivo específico (no caso, a produção de algum objeto). Se todos ficarem juntos o tempo todo ou se todos fizerem sempre a mesma coisa, ninguém conseguirá fazer nada; por outro lado, se cada um decidir fazer o que quiser e não prestar atenção ao que os demais fazem, também não será possível atingir o resultado desejado.

Os órgãos do corpo humano não se separam e não têm necessidades especificamente pessoais, mas as sociedades são compostas por seres separados, cuja independência deve ser respeitada, assim como sua convergência. Já cada ser humano e cada grupo têm suas necessidades específicas: grosso modo, isso é o egoísmo. A principal dificuldade é respeitar essas necessidades e, ao mesmo tempo, desenvolver os esforços de convergência: o consenso é um objetivo a se alcançar, mas sua busca não impede nem nega as diferenças particulares.

Em vários momentos, Comte reconheceu e/ou valorizou conflitos, como as disputas entre patrícios e plebeus na Roma Antiga e as lutas políticas da vida civil nas sociedades contemporâneas. Mesmo a luta de classes, dentro de limites, pode servir para a melhoria social. Em qualquer caso, o que se deve evitar, acima de tudo, é o recurso à violência.

A dinâmica social se subordina à estática, visto que, para se chegar ao progresso, a ordem e seus elementos permanentes (Tais como: A propriedade; a família, e a religião deveriam ser aperfeiçoadas a todo o momento. Percebendo a estática social como estrutura que gera a sociedade, e a dinâmica seria algo como as relações. “entre os indivíduos e a própria estrutura.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com