TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MÉDIA COMPLEXIDADE: Os desafios enfrentados por este profissional no combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Por:   •  18/5/2021  •  Monografia  •  16.555 Palavras (67 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 67

UNIVERSIDADE SANTO AMARO

Curso de Serviço Social

Aline Cristine Batista Gomes

Brenda Soares de Oliveira

José Koti Júnior

Luciene Duarte de Brito

Leandro de Morais

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MÉDIA COMPLEXIDADE:

Os desafios enfrentados por este profissional no combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Registro/ SP.                                                                                                     2020

Aline Cristine Batista Gomes

Brenda Soares de Oliveira

José Koti Júnior

Luciene Duarte de Brito

Leandro de Morais

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MÉDIA COMPLEXIDADE:

Os desafios enfrentados por este profissional no combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Monografia apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade de Santo Amaro - UNISA como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Orientador: Professora Especialista Luana Euzébia da Silva.

Registro/ SP

2020

Aline Cristine Batista Gomes

Brenda Soares de Oliveira

José Koti Júnior

Luciene Duarte de Brito

Leandro de Morais

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MÉDIA COMPLEXIDADE:

Os desafios enfrentados por este profissional no combate a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade de Santo Amaro - UNISA como requisito parcial para obtenção do título Bacharel em Serviço Social.

Orientador: Professora Especialista Luana Euzébia da Silva

São Paulo,......de.................... de 2020.

 

Banca Examinadora

..............................................

Professora Especialista Luana Euzébia da Silva

“Dedicamos este trabalho a Deus e aos nossos pais, que não mediram esforços em nossa criação, onde a dedicação, o carinho e a cumplicidade, sempre estiveram presentes para que pudéssemos chegar a este momento, a todos os familiares, amigos, conhecidos e profissionais que nos incentivaram e contribuíram para nossa formação profissional”.

Agradecemos a Deus por ter nos dado saúde e força para superação de todas as dificuldades.

Aos nossos pais, por existirmos, pelo amor, incentivo e apoio incondicional nesta jornada.

Aos companheiros, que compartilharam nossos anseios, desequilíbrios, medos, mas sempre mantendo a cumplicidade, o carinho e o estímulo para vencermos esses obstáculos.

Aos nossos amigos que compartilharam esta experiência, nos dando força e incentivo para prosseguir.

À nossa Tutora e Supervisora acadêmica Ivonilce Antonia da Silva, que nos acompanhou desde o início, dando o suporte necessário para que chegássemos até este momento.

Ao nosso orientador do TCC Professora especialista Luana Euzébia da Silva, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.

Aos colegas de curso que nos proporcionaram grandes discussões e trabalhos durante as aulas, dividindo suas reflexões e metodologias de aprendizagem com clareza e objetividade, buscando o aprimoramento do estudo em cada dinâmica exercida em sala.

A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbramos um horizonte superior de confiança e mérito presentes nesta formação.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação, o nosso muito obrigado e que Deus os abençoe!

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.

Madre Teresa de Calcutá

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo revisar a literatura existente e analisar a atuação do Assistente Social na Média complexidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e os desafios enfrentados por este profissional no combate a Violência e o Abuso Sexual de crianças e adolescentes, apontando ainda, o histórico desse tema que vem desde a antiguidade até a atualidade sendo constantemente praticadas, tornando este assunto cada vez mais preocupante, discutido em todos os âmbitos políticos, sociais e acadêmicos. O objetivo é verificar-se também, a importância de se compreender quais medidas de proteção devem ser tomadas pelo Assistente Social junto às vítimas e à família e as intervenções que deverão ser realizadas para garantir a defesa de direitos e combate a violência e o abuso sexual, com crianças e adolescentes dentro e fora do contexto familiar. A hipótese sobre os desafios enfrentados pelos Assistentes Sociais na média complexidade, em sua maioria é o silêncio das vítimas que tem medo de apontar seus agressores. O uso da pesquisa qualitativa, exploratória bibliográfica, por sua vez, serve para proporcionar maior familiaridade com o tema, tornando-o explícito e construindo hipóteses sobre ele através das bases de dados consultados, justificando a importância da intervenção do profissional do Serviço Social, que busca não só formas de identificação e solução desses casos, como também, possibilidades de defesa e garantia dos direitos das vítimas, através de sua capacidade teórica e metodológica, para amenizar com seu trabalho, as dificuldades enfrentadas pelos usuários, como também demonstrar nesse contexto, que o profissional do Serviço Social é de extrema importância no auxílio dessas vítimas, buscando encaminhamento dentro da equipe técnica e dos órgãos de competência para o combate destas expressões das questões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (113.5 Kb)   pdf (365.1 Kb)   docx (509.1 Kb)  
Continuar por mais 66 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com