TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relacoes Humanas

Trabalho Escolar: Etica E Relacoes Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Ética e Administração

A

Palavra Ética de origem Grega significa propriedade de caráter. É agir dentro dos padrões convencionais é proceder bem e não prejudicar o próximo. É tudo que consideramos correto, que vivemos e defendemos e tem como referencial o respeito ao outro. É cumprir valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. A ética profissional estabelece ao individuo cumprir com todas as atividades da sua profissão, segundo os princípios determinados pela sociedade e pelo grupo de trabalho.

Tendo assim um código de ética onde se estabelecem normas que devem ser seguidas pelos profissionais, onde são elaborados pelo conselho que representa e fiscaliza o exercício da profissão. Como por exemplo, a Ética Médica que contem as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste código é atribuição do Conselho de Medicina, das Comissões de ética, das autoridades de saúde e dos médicos em geral.

Os Intratores dos códigos estão cabíveis de penas disciplináveis prevista em Lei.

A qualificação profissional é a preparação para o individuo aprimorar suas habilidades e especializar-se em determinadas áreas para executar da melhor forma suas atribuições. Essas qualificações podem ser através de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais para qualquer tipo de empresa.

A qualificação profissional tornou-se essencial determinante para i futuro profissional de um individuo, onde muitos profissionais de recursos humanos já consideram o diploma superior como uma qualificação mínima para obter sucesso, devendo especializar-se com pós- graduação, mestrados, doutorados, pós-doutorados, línguas entre outros.

Ética é um conjunto de valores instituídos e vivenciados concernentes ao bem e ao mal, ao justo e ao injusto, ao permitido e ao proibido. Essa afirmação nos leva a considerar que a ética é um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Considerando que a ética sendo um conjunto de condutas pode confundir-se com moral, visto que o moral é o costume, os valores instituídos e evidenciados na sociedade. Entretanto, a simples existência da moral não significa, naturalmente, a existência da ética. Somente dispomos de quatro princípios de moral:

– O Filosófico: fazer o bem pelo bem mesmo, por respeito às leis;

– O Religioso: fazer porque é a vontade de Deus, por amor a Deus;

– O Humano: fazer porque teu bem-estar o requer, por amor próprio;

– O Político: fazer porque demanda a prosperidade da sociedade e de suas partes, por amor à sociedade e por consideração a ti.

Sendo a ética um comportamento inerente ao ser humano, sua importância é significativa na vida profissional, considerando que cada profissional tem responsabilidades individuais e coletivas, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

A ética é ainda indispensável ao profissional, visto que a ação humana - "o fazer" e "o agir"-estão interligados.

O fazer refere-se à competência, à eficiência, a eficácia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão.

O agir, por sua vez, refere-se à conduta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com