TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relacoes Humanas

Trabalho Escolar: Etica E Relacoes Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Ética

O entendimento ético percorre épocas diferentes e tem vários pontos de vista, criando assim diferentes conceitos. Iremos citar um pouco da conduta moral e ética sugundo Atistóteles.

A palavra ética significa "modo de ser"; ela parte da filosofia que tem por objetivo refletir sobre os problemas morais. Diferente da moral, a ética elabora uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e como alcançá-las. A moral está mais preocupada em assegurar uma vida justa e harmoniosa.

Assim a moral é um conjunto de ccomportamento e normas; e a ética estuda a aceitação de comportamentos legítimos, válidos.

O que fazer em determinada situação é atribuido a moral; já a reflexão entres comportamento moral e conduta se atribui a ética. A ética estuda a conduta humana estando assim presente em todas as ordens do mundo (escola, esporte, politica), então o comportamento ético é o que se considera prudente.

Uma visão sobre a ética na filosofia grega exposta nas obras de Aristóteles:

"(...) os homens tornam-se arquitetos constriundo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos." (Aristóteles, II)

A ética, segundo Aristóteles, serve para o ser humano alcançar a felicidade; e em todo convívio e interação social demonstrar seua valores e seu desenvolvimento. O homem prudente encontra entre seus atos e decisões a virtude.

" A virtude é uma disposição adquirida voluntarimente, consistindo, em relação a nós, em uma medida, definida pela razão conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta," (Aristóteles, VI)

Ética: liderança e etratégia empresarial

A ética é a ciência da verdade. A ética e a verdade são a essência da consciência humana. O homem quando não consegue seguir seus valores simula a ética, sacrificando a verdade.

Não há vida social sem observar os princípios éticos. Porém para cumprir as funções da sociedade , são essenciais três capacidades: lidereança integrada, organização flexível e visão e ação estratégicas.

Focamos assim o compromisso da sociedade com a competência. Sem competência não há liberdade nem solidariedade. A competência ética resulta em três áreas: liderança, estratégia e cultura corporativa.

A liderança e a estratégia são facilmente identificadas, daí as más interpretações que acabam em fracasso.

O ética está na cultura corporativa que são as verdades que sustentam as lideranças e estratégias A eduação e a cultura ética tonam a sociedade ética.

O código de ética não vale da nada sem a conscientização, a gestão e a estratégia.

O código pode ser dispensado se houver condições organizacionais que vivenciem valores, transformando-os em verdades. Assim: o grande desafio da liderança e a criação da cultura ética na empresa.

Ser ético, hoje, mais do que antes, não e uma opção. Para pessoas e organizações é uma questão de sobrevivência.

A ética tem várias dimensões como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com