TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo religioso

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  5.366 Visualizações

Página 1 de 2

Os assuntos que estão frequentemente em questão nas conversas informais do povo brasileiro, são os que permeiam as discussões e votações do Congresso Federal, como por exemplo, o reconhecimento judicial das relações homo afetiva, reconhecimento esse que é duramente combatido pela sociedade cristã. Então nos deparamos com uma grande questão sobre a nossa sociedade, até que ponto o etnocentrismo de um grupo religioso pode influenciar nos direitos de um outro grupo com valores e definições diferentes?

“Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.” (ROCHA, Everardo P. Guimarães Pág.5)

O etnocentrismo de uma sociedade patriarcal e conservadora é um grande impedimento até para o desenvolvimento das políticas internacionais de um país, no acesso a novas experiências econômicas com países de outras culturas. O respeito à diferença cultural e comportamental do próximo é uma das bases do desenvolvimento humano.

“A atitude etnocêntrica tem, por outro lado, um correlato bastante importante e que talvez seja elucidativo para a compreensão destas maneiras exacerbadas e até cruéis de encarar o "outro". Existe realmente, paralelo à violência que a atitude etnocêntrica encerra, o pressuposto de que o "outro" deva ser alguma coisa que não desfrute da palavra para dizer algo de si mesmo.” (ROCHA, Everardo P. Guimarães Pág.5)

É primordial uma análise das questões etnocêntricas, pois o relacionamento com o “outro” é essencial no desenvolvimento de uma sociedade. Julgar as sociedades etnocêntricas sem observar o contexto que as mesmas estão inseridas é um erro, a sociedade que clamamos parte do ponto da igualdade e respeito ao que é diferente, é necessário que se tenha a liberdade de ser mais compassivo e respeitoso com as diversidades étnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com