TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Europa: o berço da civilização ocidental

Seminário: Europa: o berço da civilização ocidental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Seminário  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 2

Europa:Berço da civilização ocidental

A Europa é considerada o “Berço da civilização Ocidental” ou “O Velho Continente”. Europa e Ásia formam um grande de bloco de terra, também conhecido como Eurásia, não há nenhum mar ou oceano que as separe. O continente Europeu passou por varias mudanças dês da primeira guerra mundial (1914) até depois da segunda guerra mundial(1945).

Uma população que não envelhece e não cresce

O continente Europeu é o mais povoado do mundo. Porém, a população está envelhecendo. Resultado do aumento da expectativa de vida, que hoje é de 77 anos, aliado a diminuição da taxa de natalidade. Os casais demoram a ter filhos, em alguns casos muitos decidem não ter. Os países têm se preocupado pois isso causa um certo desequilíbrio, já que a minoria tem que sustentar a maioria, sobrecarregando o sistema previdenciário. O que preocupa também são os serviços de saúde, que também fica sobrecarregado , além do alto preço de tratamento de doenças crônicas

Formação da União Europeia

A união Europeia tem a maior economia do mundo,formado por 27 paises ( Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia,França,Grécia, Hungria, Irlanda,Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos,Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. A união Europeia começou a se formar a partir de 1950, em 1957, surgiu a Comunidade Econômica Europeia (CEE). Criado para avitar que mais guerras acontecessem entre países europeus ( como a segunda guerra mundial) e como forma de recuperar a economia depois da guerra. Em 1986 é assinado o Ato Único Europeu criando o “Mercado Único” fazendo livre o comercio entre países membros.Em 2000 é feita a adoção de uma moeda única o EURO; e a criação de um Banco Central Europeu.

Rússia e Países vizinhos

No inicio do século xx a Russia passou ainda era um país muito atrasado comparado aos outros. O modo de produção era feudal, o país era absolutista e governado por czar. Em 1905 a população insatisfeita fez um movimento de contestação ao sistema. Em 1905

A União Soviética foi o país que representou o bloco socialista no mundo a partir de 1922 combateu o capitalismo até 1991. O fim da União Soviética deu origem a 15 republicas independentes. Algumas delas são reconhecidas como Euroasiáticas, pelo fato de terem uma parte da Europa e outra na Ásia. Urss é composta por: Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirquizão e Tajiquistão. Após a Segunda guerra mundial a Urss e os Estados Unidos se tornaram as duas grandes potências, dividindo o mundo em socialista(URSS) e capitalista(EUA). Causando assim uma grande conflito conhecido como A Guerra Fria, uma guerra não declarada, uma guerra que não saiu do campo ideológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com