TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Excelencia na Gestão Publica

Por:   •  20/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................04

2 DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL .......................................... ..........................05

CONCLUSÃO ............................................................................................................09

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 10

1 INTRODUÇÃO

Por conta dos problemas no campo empresarial esta cada vez mais difícil se estabilizar no mercado por causa do ambiente competitivo que exige cada vez mais esforços em melhorar a qualidade e a eficiência nos serviços prestados. Diante deste cenário é necessário buscar adaptação para tais mudanças.

Buscando melhorar o atendimento à população a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) possui uma grande diversidade de serviços e produtos para satisfazer da melhor forma possível os desejos dos clientes.

O presente relatório visa apresentar as características desta organização, mostrando de forma clara seus processos alem de suas atividades principais que fazem parte deste perfil.

A empresa situada na Rua Ministro Alfredo Nasser, 1090 – Centro – Gurupi/To, CEP: 77402-970, CNPJ: 34.028.316/5896-54 com Inscrição Estadual 29.999.238-1, exerce funções relacionadas a serviços postais.

2 DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL

A empresa está diretamente relacionada a condição de prestação de serviços postais, comercialização de produtos e serviços de telecomunicações. Atua como instituição pública que presta serviço à população no transporte e entrega e transporte de encomendas ou objetos. Para que a empresa obtenha sucesso o primeiro passo é definir o publico alvo e elaborar a melhor forma possível para se conquistar os clientes levando em consideração o perfil e o comportamento de cada um.

A organização foi criada em 1969 através da Lei nº509, tinha como objetivo suprir as grandes demandas resultantes da expansão do setor produtivo brasileiro. A partir de 2002 passou a atuar também como correspondente bancário em parceria com o Banco Bradesco, facilitando assim ainda mais a vida dos brasileiros, pois seria possível o acesso aos mais diversos serviços bancários. Com a ajuda do governo federal foi possível a utilização desses serviços em quase todos os municípios brasileiros.

Sua administração é formada por vários tipos de profissionais nas áreas administrativas, financeiras, operações, analises de sistemas, engenharia, direito, marketing e outros. A estrutura da empresa foi baseada no planejamento estratégico elaborado pela sede em Brasília, onde se segue níveis de hierarquia, a administração central efetua as decisões, as diretorias regionais ficam a cargo das ações e as regiões operacionais se responsabilizam pelas ações do nível operacional. Por ser uma organização pública possui deveres e responsabilidades em quase todos os municípios brasileiros.

Possui áreas gerenciais onde são negociadas e definidas as atividades que cada funcionário irá executar de acordo com seu cargo ou função que ocupa na empresa. Usam um método de gerenciamento para que as metas e objetivos do semestre sejam alcançados, os gestores se reúnem e negociam um plano de trabalho onde são discutidos os recursos necessários para o cumprimento de tais metas.

Apesar de esta ser uma empresa pública, é independente nos recursos para sobreviver perante seus concorrentes mesmo sofrendo grande influência política. O caixa torna disponível recursos que favorecem o alcance dos objetivos a longo prazo, em seguida é relatado os recursos já existentes dentro da organização para a área da tecnologia da informação.

Todos os setores são informatizados o que torna possível manter a troca de informações desde o operacional ao estratégico, facilitando assim a tomada de decisões. A manutenção dos equipamentos é de responsabilidade da Gerencia de Engenharia, formada por profissionais que atende os grandes centros, já nas empresas do interior, onde são menores, os serviços são terceirizados.

A empresa desenvolve e acompanha vários programas sociais se preocupando assim com a população como: Programa Nacional dos Livros Didáticos, Papai Noel dos Correios, Carteiro Amigo, Cidadania em Ação, Ações Culturais e Solidariedade Expressa. Definindo como responsabilidade social não apenas a quantidade de equipamentos, mas também o comprometimento e as transformações da sociedade, o que com certeza gera uma boa imagem para a empresa perante a população.

Por se tratar de uma empresa pública, todas as decisões referentes a finanças são realizadas pela administração central com a participação do presidente da empresa e do conselho de administração, que são responsáveis por investimentos, manutenção das unidades e fornecedores. Porém, antes de realizar os investimentos eles analisam os resultados financeiros para que possam ter uma melhor visão de quando e como aplicar os recursos, mantendo assim a competitividade perante o mercado.

São realizadas auditorias internas para melhoria do processo de planejamento e do sistema interno da organização, analisando o passado, presente e futuro da empresa. O plano de contas é realizado pelo Sistema de Automação da Rede de Atendimento, sendo responsável pelo balanço diário e repassando ao final de cada mês à Administração Central. As áreas financeiras e administrativas juntamente com a diretoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com