TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFICIÊNCIA / EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA.

Pesquisas Acadêmicas: EFICIÊNCIA / EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 14

1. INTRODUÇÃO

O emprego da palavra administração se tornou comum e está presente na administração da vida pessoal, familiar, empresarial, e agora passou a fazer parte também da Gestão Pública.

Montana e Charnov (2006, p.2) definem a administração como o “[...] ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros”.

Dessa forma, empresas públicas ou privadas devem procurar empregar métodos e técnicas administrativas para atingir os objetivos e utilizar os recursos produtivos (financeiros, maquinas, equipamentos, estruturas físicas e humanas) adequadamente, eliminando os desperdícios e potencializando cada um dos fatores de produção e prestação de serviços com a qualidade desejada.

O presente trabalho traz uma revisão documental sobre o Caso de Ensino de Marketing Social: Uma parceria entre Administração Pública e uma empresa de Comunicação. Descrevendo de forma breve sobre a caracterização da organização/instituição pública envolvida, identificando o objetivo da parceria firmada, além de discutir diferentes temas, como: Orçamento Público, Marketing, Assembléia Legislativa, Políticas Públicas, responsabilidade, etc.

Essa produção tem como objetivo aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e pratica. Discutir, através de um estudo de caso, aspectos fundamentais para a implementação de uma Gestão Pública com excelência.

O mesmo tem por finalidade um estudo de caso de ensino, ou seja, uma abordagem metodológica de investigação que focará em compreender, explorar e descrever os acontecimentos descritos no texto: Caso de ensino de marketing social: uma parceria de administração pública e uma empresa de comunicação.

2. DESENVOLVIMENTO

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – DETRAN/RS é uma autarquia executiva de transito que possui por competência regulamentar, normatizar, coordenar e fazer cumprir a legislação de trânsito, que engloba toda área de conscientização e formação dos conhecimentos específicos aos usuários do tráfego, e por outro lado uma empresa de marketing, sendo a emissora de televisão MTV que necessita de destaque dentro da competitividade com as outras emissoras para continuar agradando ao mercado, através de projetos de Serviços de Utilidade Pública (SUP), ligada a Segurança no Trânsito, renomada e envolve a garotada.

O Grupo VIT representa a emissora MTV nas relações para discussão e lançamentos de novas campanhas e propagandas no Estado do Rio Grande do Sul. O DETRAN/RS vem durante muitos anos firmando parcerias com a MTV para projetos de apoio a segurança no trânsito, conscientização da população e tudo o que envolve o cumprimento da legislação no que concerne ao marketing. A emissora assinava a campanha com o DETRAN e lhe cobrava somente a produção, em um espírito de parceria pela causa, o que mais tarde rendeu prêmios à emissora.

Em 2003, a MTV/RS firmou uma parceria com o DETRAN/RS para a produção de programetes voltados à prevenção de acidentes no transito, uniram-se rock e atitude. Na primeira edição, foram produzidos seis SUP de 30 segundos com o tema, veiculados na MTV. Inspirados no refrão “se quiser que eu te leve, eu aprendo a dirigir” do hit “Melissa”.

Em 2004, a parceria retornou-se e foram reproduzidos quatro novas versões de SUP. Essas, inspiradas na estética do filme Dogville, do diretor Lars Von Trier. Porém, na avaliação realizada posteriormente, a formula havia perdido um pouco o impacto.

No terceiro ano da serie, vieram os SUP 2005. Protagonizados por telespectadores da emissora, as vinhetas abordaram soluções para o transito das cidades. Dessa forma, foi solicitada a participação de pedestres, motoristas e ciclistas, que deveriam responder a pergunta “Como melhorar o transito da minha cidade?”. A receptividade foi grande e a criatividade das respostas, também. Identificou-se que o público jovem também se sente responsável pela segurança no transito e quer participar. Esse trabalho, no qual foram pesquisados mais de cem jovens teve apoio de mídia com 200 inserções na Rádio Ipanema FM.

Com a dinâmica de intervenção, a equipe da MTV reuniu algumas pessoas, colocou-as em um charmoso carro dos anos 50 e andou pelas ruas da capital gaúcha para analisar o transito e saber quais são os principais problemas enfrentados nesse meio e quais as melhores dicas para solucionar o problema. Os SUP foram ao ar diariamente e as melhores ideias seriam aproveitadas na campanha seguinte sobre transito na MTV.

No inicio de 2006, o resultado da parceria, cujo slogan era “No transito você sempre é parte da solução”, foi o troféu Regional Sul Categoria Imprensa, no 16º Premio Volvo de Segurança no Transito.

Em 2007, o grupo VIT deparava-se com um novo desafio, produzir uma nova campanha para o DETRAN/RS, o diferencial é que ele precisava mensurar os investimentos com marketing social a serem pagos com orçamento público a ainda o desafio de provar que valia a pena trabalhar com a MTV.

Sabe-se que o orçamento público é uma lei que, entre outros aspectos, exprime em termos financeiros a alocação dos recursos públicos. Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decisões políticas, estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade, em face da escassez de recursos. Apresenta múltiplas funções - de planejamento, contábil, financeira e de controle. As despesas, para serem realizadas, têm que estar autorizadas na lei orçamentária anual.

O orçamento público é uma lei através da qual o Poder legislativo autoriza o Poder executivo, bem como outras unidades administrativas independentes, como o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o próprio Poder Legislativo a executar determinada despesa pública, destinada a cobrir o custeio do Estado ou a seguir a política econômica do país. Essa lei é de iniciativa exclusiva do Chefe do Executivo, que harmoniza as pretensões orçamentárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com