TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Exercicios Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a influência de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

RESP: .Suas Idéias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como idéia a de que o homem é produto do seu meio social.

2.Qual a influência do imperialismo na análise positivista das sociedades diferentes da europeia?

Resp: A Europa (uma sociedade forte e mais evoluída) desenvolveu a teoria do darwinismo social, para entender as condições sociais da África, da Ásia, da América e da Oceania (sociedades fracas e menos evoluídas), com o intuito de civilizá-las, para que pudessem chegar a uma sociedade industrial (que era o modelo de civilização para o europeu).

3. Por que o positivismo foi também chamado de organicismo?

Resp. A própria sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam, harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânica. Defendia o ponto de vista de somente serem válidas as análises das sociedades quando feitas com verdadeiro espírito científico.

O positivismo exaltava a coesão social e a harmonia dos indivíduos em sociedade. Foram teorias que abriram as portas para uma nova concepção da realidade social com suas especificidades e regras.

6.Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava ?

Resp : Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estágio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades, já o movimento estático, seria responsável pela preservação dos elementos responsáveis por garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com