TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploradores De Caverna

Dissertações: Exploradores De Caverna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITO - O caso dos exploradores de caverna

O caso dos exploradores de caverna.

Essa pequena obra trata-se de cinco membros da Sociedade Espeleológica (organização amadorística de exploração de cavernas) que entraram em uma caverna, onde a entrada, a seguir, foi bloqueada por causa de um grande desmoronamento, que acabou bloqueando também a única saída.Não voltando dentro do prazo normal para a casa, os familiares dos exploradores avisaram a Sociedade Espeleológica que encaminhou uma equipe de socorro ao local.

O resgate foi muito difícil, pois, novos deslizamentos de terra ocorreram e 10 operários morreram soterrados. Os fundos da Sociedade Espeleológica foram exauridos, foram necessárias uma subvenção do poder legislativo e uma campanha de arrecadação financeira para a complementação dos fundos. A libertação da caverna só foi possível no trigésimo dia, contado a partir do início dos trabalhos de resgate.

No vigésimo dia de resgate, foi descoberto que os exploradores possuíam um radio transmissor, o que tornou possível à comunicação entre os exploradores e o acampamento de resgate. Os exploradores perguntavam quanto tempo no mínimo, levaria o resgate. A resposta foi que o resgate levaria no mínimo mais dez dias. De acordo com esta resposta, os exploradores fizeram uma pergunta com duas hipóteses: Se poderiam sobreviver mais dez dias sem alimentação e se caso alimentassem de carne humana, teriam chances de sobreviver.

A primeira hipótese recebeu uma resposta negativa e a segunda foi respondida que terão grandes chances de sobrevivência alimentando-se de carne humana.

Fizeram também várias perguntas as autoridades religiosas, judiciárias e médicas, querendo saber a ética e legalidade do ato de comerem carne humana na situação em que se encontravam. Essas autoridades não deram respostas a nenhuma destas perguntas.

Depois da ausência de respostas a comunicação foi interrompida e os exploradores decidiram sacrificar um dos cinco, para que a sobrevivência dos outros quatros fosse garantida, como esta seria a única maneira possível de sobrevivência, foi realizado através de um sorteio. Roger casualmente levou um par de dados. Apesar de no inicio, ter ocorrido hesitação por parte dos demais companheiros exploradores, eles acabaram concordando com a proposta. Entretanto, antes do início do sorteio, Roger, arrependido, declarou que ia desistir da proposta, pois achava que todos deveriam aguardar mais uma semana antes de optarem por uma decisão "tão terrível”, chegando à vez de Roger que recusando ele a proceder ao sorteio, um dos encavernados o representou, pedindo-lhe, então que fiscalizasse o ato e que protestasse, se por acaso, houvesse injustiça durante a sua realização. O sorteio foi realizado e Roger declarara que não tinha qualquer objeção a registrar. Contrario a sorte, ele acabou sendo sacrificado e sua carne serviu de alimento para os seus companheiros que foram salvos no 3Oº dia depois do início do resgate.

Após o resgate, os sobreviventes foram a julgamento e em primeira instância foram condenadas à pena de morte em segunda instância foram analisados por quatro juizes: FOSTER, TATTING, KEEN E HANDY.

Foster Inocenta-os: Propõe a absolvição dos réus baseando-se numa posição jus naturalista, alegando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com