TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA DOS DIFERENTES TEMPOS

Artigo: FAMILIA DOS DIFERENTES TEMPOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Artigo  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

FAMILIA DIFERENTES TEMPOS:

A família vem sofrendo mudanças significativas ao longo dos anos devido a vários fatores como cultura, economia, tecnológica, influencias políticas, círculos de amizade e religião, que acabam interferindo na estrutura familiar e consequentemente as modificando.

Devemos levar sempre em consideração que seja qual for a mudança estrutural da família ela sempre terá a mesma função,estabelecimento de vínculos de amor , harmonia, proteção socialização dos seus membros, como resposta às necessidades da sociedade pertencente, apoio a conflitos, conforto, bem estar , promover aos filhos educação , transmitir a eles valores sociais e morais como base de socialização.

A família antiga qual o homem detinha de poder, era ditador de regras e controlador pessoal e financeiro de todos os membros da família, já a mulher tinha total responsabilidade no lar de educar e cuidar da casa e filhos sendo responsável pela educação das crianças. Todas essas características femininas e masculinas mudam –s e com o passar do tempo sofrendo evolução em muitos setores , como exemplo sexual, trabalhista e sociedade.

O surgimento da pílula anticoncepcional tem marco importantíssimo na vida sexual feminina onde a mesma já podia controlar a quantidade de filhos, possibilitando novos espaços fora e dentro do lar, consequentemente após fato a mulher passa a trabalhar fora com objetivo de aumento de renda tendo assim participação financeira importante nas despesas do lar. Com a saída da mãe do lar ambos pai e mãe detém de mesmos direitos e deveres fazendo com que filhos tenham melhor contato e dialogo com os filhos, que por sinal tinha uma proximação mínima e assuntos relacionados aos filhos eram tratados longe deles, as avos e creches também passam a ter papel importante pois as crianças já com a ausência, da cuidadora do lar precisa que alguém supra tais necessidades.

A invasão tecnológica surge também para contribuir e modificar o relacionamento familiar e muitos interfere diretamente de forma negativa ou positiva interferindo na intimidade e privacidade de casais e filhos, tudo que foi desenvolvido para facilitar e melhorar a qualidade de vida tem seu lado de dificuldade, frequentemente os celulares pages computadores passam a ser pontos de discórdia entre pais e filhos, o ciúmes pode surgir para ambos quando o interesse tecnológico é maior, muitos são os relatos de separação por conta da internet que por sinal vários são os leques de opções de relacionamento virtual fazendo com que o contato a proximação o desenvolvimento de relações torne –cada vez menos.

Diante de tantas e tantas mudanças temos como consequências novas e diferentes estruturas e arranjos familiares:

FAMILIA MONOPARENTAIS:

FAMILIA MONOPARENTAL: Composta por pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. (morte, abandono ou divórcio) ou ainda, a decisão (na maior parte dos casos, uma decisão da mulher) de ter um filho de forma independente.

FAMILIA HOMOSSEXUAL: É constituída por um casal homossexual (ou pessoa sozinha homossexual) que tenha uma ou mais crianças aos seus cuidados.

FAMILIA RECONSTITUIDA: Nessa família há filhos de outros casamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com