TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLITICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA.

Trabalho Escolar: FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLITICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A presente produção textual aborda um tema de suma importância pra a sociedade contemporânea. Na década de 90 ocorrem transformações na economia, em especial a partir do processo de reestruturação produtiva, que muda o padrão de incorporação da força de trabalho.

A base da estrutura social de produção de mercadorias especializadas é um dos aspectos da divisão social do trabalho onde se divide em indústrias, empresas, e empregos dos trabalhadores. A divisão social do trabalho aumenta a produtividade, porque os indivíduos podem produzir um determinado produto que tenha uma vantagem comparativa, e comercializar este produto com indivíduos que não podem produzi-los.

O advento da modernidade marcou profundamente a história humana, pois trouxe um jeito “todo novo” de experimentar o mundo. A sociedade moderna se diferencia completamente de suas precedentes pré-modernas nas suas instituições, relações sociais, dentre outros. A modernidade começa a surgir na Idade Média e início do Renascimento. Até os dias atuais, foram inúmeras transformações sem precedentes históricos. Podemos dizer que hoje, vivemos em uma época de constante transformação em praticamente todos os âmbitos da vida social e institucional.

No espaço de trabalho as mulheres precisam administrar a luta contra a discriminação em face da imposição pré-estabelecida pela sociedade. O entendimento da administração tem evoluído durante séculos e a história desse desenvolvimento ocorre em diversas áreas cientificas.

DESENVOLVIMENTO

Constituída com base nas relações de parentesco cultural e historicamente determinadas, a família cria influencia entre as instituições sociais básicas. A família é apontada como elemento-chave não apenas para a sobrevivência dos indivíduos, mas também para a proteção e a socialização de seus componentes, transmissão de cultura, economia, religião, e promover o bem entre as relações de gênero e de solidariedade entre gerações. Representando a forma tradicional de viver e conviver em uma instância mediadora entre indivíduo e sociedade.

O Brasil e um dos países onde as condições de subsistência das famílias são determinadas por seu nível de rendimentos. Isso acontece por falta de politicas sociais mais abrangentes e efetivas. A partir da década de 90, o Brasil entrou na reestruturação produtiva introduzindo mudanças profundas na base técnica e organizacional da produção, a flexibilidade das estruturas produtivas, da organização e divisão social do trabalho. Com a nova configuração do trabalho, a garantia de direitos sociais foi reservada a um núcleo restrito de trabalhadores, proliferando em aumento ao desemprego e a condições de vida precária.

O desemprego é provavelmente o principal fator que leva à exclusão social. Os trabalhadores excluídos da economia formal são forçados a ganhar a vida em ocupações precárias. Deste o principio houve-se falar em divisão social do trabalho, a verdade é que esta divisão sempre existiu. Para Max a divisão social do trabalho não é um conceito, mas sim uma categoria que se move ao longo da história.

A divisão social do trabalho segue todo um arranjo de tal forma que sempre haja classes dominantes e classes dominadas, e que necessariamente essas classes estão em conflito entre si.

Podemos compreender a divisão social do trabalho como um sistema complexo de todas as formas úteis diferentes de trabalho. No capitalismo, ela e uma das formas que se dá na troca entre capitalistas individuais e independentes que competem uns com os outros, a divisão do trabalho na sociedade requer uma distribuição ampla dos meios de produção entre grande número de produtores independentes.

A divisão social do trabalho desenvolve-se espontaneamente, com o avanço desigual dos diferentes ramos de produção, acompanhado duma luta constante competitiva e duma desordem e dissipação do trabalho social. Com o desenvolvimento da divisão social do trabalho elevou-se a produtividade do trabalho e criação dos primeiros materiais para o aparecimento da propriedade do solo, da apropriação dos meios e dos produtos do trabalho. Elas contribuíram igualmente para tornar mais consistente a existência de sociedades baseadas na divisão entre classes dominantes e classes subordinadas.

A divisão social do trabalho favorece a vida em sociedade, pois cada indivíduo tem sua função na estrutura social, desempenha algo que é necessário e útil para si e para as outras pessoas.

Vale lembrar que a divisão social do trabalho, na forma teórica, não se refere apenas à especialização de funções econômicas, mas também pelas diferentes esferas sociais que se diferenciam e se especializam cada vez mais como a economia. A política, a educação, o direito e outros. Além disso, a divisão social do trabalho exerce nos homens a função de freio moral. A função da divisão social do trabalho seria produzir a solidariedade, dando sentido às ações dos trabalhadores. Ao restabelecer a solidariedade entre os homens, a divisão social do trabalho, assumiria seu caráter moral ampliando a harmonia, a integração e a coesão na sociedade moderna.

A divisão social do trabalho entre os sexos tornou-se muito nítida. Os trabalhos domésticos foram-se transformando em ofícios especializados e as mulheres, sobretudo a partir da introdução do arado, deve que deixar o trabalho agrícola mais pesado e dedicar-se à horticultura, á recolha de frutos, criação de animais domésticos, à fiação, tecelagem e olaria. As mulheres ficaram assim excluídas duma participação ativa na vida social e política, situação que ocorreu em todas as civilizações. Não gozavam de qualquer dos privilégios políticos conferidos pela cidadania, não participando em assembleias, na magistratura ou em qualquer posição social comparável. É claro que havia diferenças entre as mulheres escravas, as mulheres de homens livres ou as de membros de nível elevado da sociedade. Mas, mesmo nestes casos, em que as mulheres nada produziam e gozavam de condições materiais excelentes na sua vida quotidiana, a sua existência desenrolava-se meramente num contexto dum sistema de vida patriarcal. Com o passar do tempo à mulher foi abrindo espaços e assim alcançando muitos diretos onde ate então não eram concedidos, hoje temos uma mulher com presidenta do país, algo que nos tempo passados pensavam ser impossível.

Segundo Áries (1981), na Idade Média, o sentimento de linhagem era a única concepção particular de família. A família e considerada principal responsável pelo desenvolvimento da infância e da adolescência junto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com