TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: BOLSA FAMÍLIA O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

AMANDA SANTOS MARQUES

        

        

projeto de ação

 

[pic 3]

Esplanada

2013

                            AMANDA SANTOS MARQUES

        

                                           projeto de ação

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  de atividades interdesciplinares em grupo.

Professores Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi,Valquiria A. Dias Caprioli

Esplanada

2013


                                                    sUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO.........................................................................................2

2 JUSTIFICATIVA............................................................................................2

3 OBJETIVOS..................................................................................................3

3.1 GERAL.......................................................................................................3

3.2 ESPECIFICO..............................................................................................3

4PUBLICO ALVO.............................................................................................6

5 METAS A ATINGIR.......................................................................................6

6 METODOLOGIA............................................................................................6

8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÃO APOIADORA.............................................7

9 AVALIAÇÃO..................................................................................................8

10CRONOGRAMA ..........................................................................................9

11 REFERÊNCIAS..........................................................................................10

APRESENTAÇÃO

Referente uma das exigências do estagio supervisionado no campo a elaboração e execução de um projeto de Ação,o qual prosseguimento na instituição campo de estagio,que se propõe atender bairros carentes e com a necessidade ampla suporte e contribuição,com o objetivo de suplantar as condições de vulnerabilidade e buscar fortalecer os vínculos da comunidade e familiares.O projeto é uma ação desenvolvida em parceria com os funcionários do SMIAS (Secretaria Municipal de Integração e Assistência Social) e das estagiárias do Curso de Serviço Social da UNOPAR.

A primeira e a segunda etapa do Estagio Curricular obrigatório do curso de Serviço social foram realizadas na SMIAS,com o Projeto BPC- Beneficio de Prestação Continuada,e o PBF- Programa Bolsa Família.

Diante das observações e das atividades realizadas inerentes aos Programas desenvolvidos pelo SMIAS,foi possível perceber a necessidade de desenvolver um Projeto de Ação voltado para os Usuários (Beneficiário) do Programa Bolsa Família.

O tema “BOLSA FAMILIA O QUE VOCÊ PRECISA SABER” tende a contribuir para que às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família Federal continuem recebendo seu benefício, pois diversas famílias beneficiárias do (PBF) estão com seu benefício bloqueado, suspenso ou cancelado por não estarem cumprindo as determinações exigidas pelo programa que são as condicionalidades.

O Programa Bolsa Família é um programa do Governo Federal de transferência de renda direta para as famílias mais pobres, como medida para combate a fome e a pobreza e, ao mesmo tempo, promover o acesso dessas famílias aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.

JUSTIFICATIVA

É importante salientar que a pobreza é um fenômeno complexo e histórico em nossa sociedade, mas, o que caracteriza a pobreza?
Sabe-se que a pobreza é um fenômeno social complexo, multidimensional e relativo e que, por isso mesmo, permite diferentes formas de conceitualização e interpretação. Sendo assim, a forma mais comum de mensuração da pobreza é através do estabelecimento das linhas da pobreza/ indigência. Mas, para além do quesito econômico, vale destacar que a pobreza tem dimensões políticas e culturais. A pobreza seria, em sua essência, repressão, o resultado da discriminação sobre o terreno das vantagens, a saber, a não posse de dois bens escassos: o dinheiro e o poder.
A pobreza também está intimamente com outros processos sociais ligada à organização da estrutura social, ao grau de desigualdade existente em determinada sociedade, isto é, à forma em que está distribuída a riqueza.
Nesse sentido, no Brasil a pobreza é a carência de renda para adquirir uma cesta básica de alimentos e outros serviços e indigência é a carência de renda para garantir o consumo de alimentos.
Fixados nesse panorama, surge em nosso país o Programa Bolsa Família com o intuito de diminuir a pobreza oferecendo, através da transferência de renda, possibilidades de mudanças daqueles mais próximos da pobreza e miséria.
Considerando esses pontos, pode-se afirmar que a renda advinda do Programa gera diferentes impactos no alívio e no combate “a pobreza e a desigualdade”.
Tratando-se de um programa de grande relevância para o contexto social do país, é necessária a constante realização de pesquisas que abarquem a abrangência do sistema.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com