TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - GÊNERO NA CIÊNCIA

Por:   •  6/12/2017  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

Participação dos gêneros na ciência

Historicamente, as mulheres foram associadas a afazeres domésticos e cuidados com a família, uma divisão social do trabalho ainda refletidos nos dias de hoje. A partir desse histórico é restrita a participação das mulheres no âmbito da ciência e tecnologia, sendo elas mascaradas, muitas vezes, por autoria de homens que dominam essas patentes, mesmo com uma participação feminina significativa em tal pesquisa.

Ademais, a maior parte das mulheres nas graduações se encontram nas ciências humans e sociais, o que acaba por fortalecer ainda mais essa segregação horizontal, ou seja, a concentração de mulheres em certas áreas do conhecimento tradicionalmente associados ao feminino.

Entretanto, segundo pesquisas e estudos feitos e relatados nos materiais de apoio para a elaboração desse comentário, mostra que é crescente o número de artigos científicos publicados por mulheres do Brasil, um crescimento maior que do que observado em países ao redor do globo.

Partindo desses dados e refletindo a partir dos dados que tive acesso, eu como graduando de um curso de biológicas voltada para a ciencia, tecnologia e pesquisas, nunca observei um artigo científico, seja apresentado por professores ou mesmo por pesquisas feitas por mim, que o autor principal, de destaque, seja uma mulher.

É nítido que hoje em dia, a participação das mulheres em todos os âmbitos da sociedade é muito mais relevante do que a anos atrás, seja na ciência, política, religião, movimentos sociais e etc.

É fundamental essa tal participação das mulheres, uma vez que sua capacidade de produzir, pesquisar, argumentar, enfim, nunca foi comprovada que é inferior aos homens; o que nos resta mesmo é acabar de vez com preconceito e discriminação, e abrir portas para ideias e uma mente que possa agregar ainda mais na ciência, seja ela vinda de homem ou uma mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com