TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA SOCIAL A SOCIOLOGIA

Exames: FILOSOFIA SOCIAL A SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  1.164 Visualizações

DA FILOSOFIA SOCIAL À SOCIOLOGIA

O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade européia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre indivíduos, ao bem estar do todo social.

Por mais evidente que sejam hoje os limites, interesses, ideologias e preconceitos inscritos nos estudos positivistas da sociedade, por mais que eles tenham servido como lemas de uma ação política conservadora, como justificativa para as relações desiguais entre sociedades, é preciso lembrar que eles representaram um esforço concreto de análise científica da sociedade.

A simples postura de que a vida em sociedade era passível de estudo e compreensão; que o homem possuía –além de seu corpo e sentimentos- uma natureza social; que as emoções, os desejos e as formas de vida derivavam de contingências históricas e sociais-, tudo isso foram descobertas de grande importância.

Diante desses estudos, devemos não perder a perspectiva crítica, mas entendê-los como as primeiras formulações objetivas sobre a sociabilidade humana. Apenas o fato de que tais formulações não vinham expressas num livro religioso nem se justificavam por inspiração divina é suficiente para merecerem nossa atenção. Foram teorias que abriram as portas para uma nova concepção de realidade social com suas especificidades e regras. O positivismo exaltava a coesão social e a harmonia dos indivíduos em sociedade. Procedimentos de natureza científica, análises sociológicas baseadas em fatos observados com maior critério só serão introduzidos por Émile Durkheim.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com