TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; SOCIOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Ensaios: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; SOCIOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  1.453 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA PROFISSIONAL E O ASSISTENTE SOCIAL

O que vem a ser a ética profissional

O homem, no processo de produção de sua vida material e cultural, constrói valores que passam a nortear as relações consigo mesmo e com os outros homens, constituindo-se, assim, como sujeito ético no processo de sociabilidade. É preciso esclarecer que a ética profissional dá visibilidade a sociedade acerca da direção social e da qualidade do exercício profissional. Isto requer a sistematização do posicionamento e dos compromissos políticos da categoria profissional com determinados valores e princípios assentados em referências teóricas que expressam uma dada concepção de homem e de sociedade, que se traduzem em normas e diretrizes para a atuação profissional presentes no Código de Ética. A ética profissional tem a ver com a imagem que a profissão quer que seja reconhecida pela sociedade, devendo ser estudada sob dois aspectos: ciência da moral (objeto de estudo na academia) e como código de conduta ou disciplina normativa. A profissão constrói, historicamente, uma identidade e adquire uma legitimidade tanto a partir da explicitação da função social da profissão quanto dos contornos éticos que assume o trabalho profissional.

Refletindo eticamente

A reflexão filosófica e política é um recurso indispensável para a consciência crítica na direção de um exercício profissional mais livre e autônomo. Para ser um Assistente Social comprometido é preciso ser inconformado e indagar de modo crítico sobre a realidade, mas só isto nãobasta. É preciso também agir, porque senão permanece só pensando e não se muda nada. É preciso que a crítica tenha a ver com a realidade, com o mundo concreto. Ao entender a importância da crítica para agir de forma comprometida, então é preciso começar perguntando, por exemplo, o que é compromisso, com o que é que quero comprometer ou defender, etc. Faz-se necessário buscar o significado das palavras e dos homens que as criaram dentro do mundo concreto. Não basta fazer uso da razão, é preciso que as categorias teóricas existam na realidade.

Ao buscar as raízes da ética, me pergunto se moral e ética são a mesma coisa. Se buscar a origem etimológica da moral, observo que o termo moral vem do latim mores, que significa costumes, e ética deriva do grego ethos, traduzindo por modo de ser ou modo de vida. As palavras têm a ver com as formas de vida, os conceitos guardam significados históricos mais abrangentes, relativos à vida prática e à sua compreensão. Dessa forma o ethos pertence a um modo de ser que é específico do homem; só o

homem, regido pela razão, pode romper o domínio da natureza para instituir um mundo de liberdade.

Quando se fala de reflexão ética, refere-se a um espaço específico de reflexão sobre o modo de ser constitutivo do homem como sujeito ético, ou seja, sujeito racional capaz de escolher valores e ações que conduzam à liberdade, entendida como um bem.

A ética é uma reflexão histórica, crítica, radical, que tem por natureza apreender o significado e os fundamentos da moral, enquantodimensão da vida social regida por normas, deveres, princípios e valores referidos ao que socialmente é considerado bom ou mau, indagando sobre a relação entre moral e liberdade, valor ético fundamental.

História da moral e a vida cotidiana

Ética e Serviço Social, Fundamentos Ontológicos, Maria Lúcia Silva Barroco, 2ª Edição, 2003, pag.121 a 131, pag. 199 a 209. (apostila fornecida no 4º período)

- Ética e Sociedade, Maria Lúcia Silva Barroco, 4ª Edição, 2007, CFESS gestão 2005-2008.

- Ética e Praxis Profissional, Cristina Maria Brites e Mione Apolinário Sales, 4ª Edição, 2007, CFESS gestão 2005-2008.

- Serviço Social e Ética, Convite a uma nova práxis, Dilsea A. Bonetti, Editora Cortez, 3ª Edição, 2000. Pag. 60 a 71. (apostila fornecida no 4º período)

- Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais, (O projeto ético-político do Serviço Social), Joaquina Barata Teixeira, Marcelo Braz, pag. 01 a 18. (apostila fornecida no 4º

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »