TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada Disciplina:Filosofia aplicada no serviço social, Sociologia, Responsabilidade social e Meio ambiente.

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 9

Curso Superior Serviço Social

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina:Filosofia aplicada no serviço social, Sociologia, Responsabilidade social e Meio ambiente.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

TITULO: A RACIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

(1 passo)

O SERVIÇO SOCIAL CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE HUMANIZADA

O serviço social procura capacitar o ser humano para que possa lutar, construir e contribuir para as reformas sociais.

A ” questão social” hoje ,tal como se mostra em suas particularidades na sociedade brasileira do presente, construindo perspectiva do futuro a compreensão da natureza da ética profissional se dá através dos conceitos das esferas teóricas moral pratica e normativa.

É preciso respeitar as diferenças e ações dos movimentos sociais caracterizados pelaadversidade, utilizando o código de ética com bom senso, enlaçando os conhecimentos teóricos com a pratica.

Hoje nos temos a Postura critica do assistente social no sentido da ética e da legitimidade da suaação.

Pode-seafirmar que a ética não se limita a uma profissão, a uma categoria nem tão pouco as suas regras, levando a verificação dos valores no âmbito individual e também coletivo.

No entanto esta conquista não é fácil, nem igual a outra, ou tranquila para todas as pessoas, para ser significativa se faz nescessario o um diferencial e também uma sociedade democrática fundamentada sobre os princípios da solidariedade, do respeito, do compromisso para a construção de uma vida saudável ,alegre e prazerosa sonhada por todos e por isso mesmo também direito de todos caracterizando-se como compromisso politico e ético para todos na medida em que cria uma rede de proteção social a partir da democratização .

E o amor é transparente, envolvente alegre e pressupõe compartilhamento eapropria-se de valores e bens em nome da vida e da humanização de todos.

Para construir uma sociedade sustentávelé um sério desafio para o governo ,que tem papel fundamental no fomento ao desenvolvimento sustentável definindo, politicas que modificam a visao de que se deve perseguir o crescimento econômico a qualquer custo.

O respeito a desigualdade humana é tarefa do assistente social ,respeitar as posições filosóficas, politicas e religiosas, zelar pela familia encorajando as medidas que favoreçam a sua estabilidade e integridade , a lei penal deve pautar toda a sua vida profissional condicionalmente pela verdade.

Se você compreende que faz parte de conjunto de seres, saberes, sentires, você se sente dentro de um processo humano. E isso faz com que você faça o acolhimento do outro e de si mesmo. E isso faz com que você tolere o outro e que seja capaz de compreender o outro na sua diferença e na sua semelhança.

Com a humanização veio a socialização que se entende como o processo, pro meio do qual o indivíduo aprende a desenvolver-se numa determinada sociedade. O agente socializante será a própria sociedade como um todo, ou qualquer outro elemento ou elementos da sociedade.

A humanização ajudou o indivíduo a ser capaz de adquirir usos novos e difundir esses usos. Os seres humanos que participam desse processo foram portadores de mudanças que marcaram um desenvolvimento na forma de agir do homem moderno e influenciaram a muitas gerações até chegar ao que nós conhecemos como humanização.

Num conceito mais claro e mais moderno a humanização é a ação e o efeito de fomentar que as pessoas hajam de forma benéfica. As campanhas de sensibilização social,

mentalização e informativas, promovidas geralmente por ONGs.

Ainda que as discussões a cerca da sustentabilidade possuam contradições, é inegável o fato de que este tema já não é um modismo, uma vez que está presente na sociedade.

( 2 passo)

A POSTURA DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DE TEMAS IMPORTANTES PARA OS DIAS ATUAIS

Estamos diante de um momento critico na historia da terra numa época em que a humanidade deve escolher seu futuro. A escolha é essa ou formar uma aliança global para cuidarda terra uns aos outros ou arriscar a nossa destruição e a adversidade da vida isso requer uma mudança não só na mente mas também no coração ,devemos desenvolver e aplicar uma responsabilidade universal nos níveis nacional, local, e global.

Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito à natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com todas as pessoas, os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental. Comunidades estão sendo arruinadas, os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado o sistema ecológico e social. Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados, e juntos podemos solucionar este problema.

A ecologia sustentável é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em um certo nível, por um determinado prazo. Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. Senão fizemos alguma coisa para melhorar o meio ambiente tipo; reciclar os lixos, plantar árvores, reduzir o lixo, etc...

Por exemplo, somente será possível estabilizar a população

quando a pobreza for reduzida em âmbito mundial. A escassez dos recursos e a

degradação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com