TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FOGUEIRA DO ENSINO

Dissertações: FOGUEIRA DO ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE GRUPO

1- Introdução

Os textos falam sobre a diversidade de cada um, sobre a necessidade de cada um respeitar o seu espaço no mundo. Cada um tem a sua luz própria para brilhar ou não. No mundo há pessoas de todas as cores, jeitos e formas, onde devemos respeitar e saber que todo tem o acesso à inclusão social, a liberdade de expressão, a igualdade de condições, liberdade de aprender, ensinar, pensar, saber e a permanecer em boas condições de estudos. Cultura, uma expressão daquilo que se é. Tem como objetivo reconhecer as diversas culturas manifestadas em cada povo e a sua expressão de forma que os identifique.

O Brasil é marcado por diversas culturas que define diferentes modos de viver, por isso é importante compartilharmos a nossa maneira de falar, a nossa cultura e crenças religiosas. É importante lembrar que a Diversidade é manifestada em vários ambientes na sociedade e todos são responsáveis pela construção da diversidade, é preciso que haja respeito e compreensão da mesma.

A FOGUEIRA DO ENSINO

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica visam estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como para as modalidades com que podem se apresentar, a partir das quais os sistemas federal, estaduais, distritais e municipais, por suas competências próprias e complementares, formularão as suas orientações assegurando a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico.

Em seu artigo 1° dispõe como pressuposto, que a Educação Básica baseia-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, á preparação para o exercício da cidadania e á qualificação para o trabalho, na vivencia e convivência em ambiente educativo, e tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade têm de garantir à democracia a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, dos jovens e adultos na instituição educacional, a aprendizagem para continuidade dos estudos e a extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica. A diversidade faz parte do acontecer humano. Nossa Constituição diz: “todos são iguais perante a lei.”, e realmente somos todos iguais como humanos, porém cada um com suas diferenças tanto físicas como culturais, nos diversificamos em crenças, valores, etc..., pois desenvolvemos modos de vida diferentes uns dos outros.

Segundo Galeno, as pessoas são diferentes, como "fogueirinhas", e que cada um "brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores", assim a escola deve respeitar a diversidade assim como valorizar a riqueza presente em cada cultura, em cada diferença, em cada "fogueirinhas". Pois na escola a criança convive com a diversidade e poderá aprender com ela também. A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano.

A pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós,

Leano (2002, p.). Referências: BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: Acesso em: 10/10/2012. GALEANO, E. O livro dos abraços.

Ser diferente é normal, pois o normal de cada um é intimo e diferente.

Sempre em relação aos outros e ao mundo, procuramos por em evidência o sujeito único, mas capaz de descobrir o outro. O Saber que um grupo constrói junto é superior ao individual, em volume e importância e leva o aprendizado mais longe. Há melhores condições de avançar, quando se enfoca desse modo o processo do conhecimento.

Faculdade Internacional de Curitiba Laudicéia Maria de Oliveira Relatório de Pesquisa e Praticas Profissional-Diversidade Educati Sete Lagoas 2011cultura, uma Expressão Daquilo Que Se E.

A diversidade cultural é uma liberdade de crer, de possuir uma religião um conhecimento em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com