TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTORICOS E METODOLOGICOS III

Exames: FUNDAMENTOS HISTORICOS E METODOLOGICOS III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP PIRACICABA - SP

SERVIÇO SOCIAL –FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO- METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância do Serviço Social nos dias atuais diante das transformações ocorridas nas últimas décadas, os avanços e desafios da profissão na atualidade e a importância da instrumentalidade no exercício da prática profissional, enfatizando sua ação interventiva, bem como mencionar possíveis áreas de atuação e abrangência no mercado de trabalho e ter uma melhor compreensão do significado das palavras Filantropia, Serviço Social , Assistência Social e Assistencialismo. E finalmente retrataremos uma das áreas de atuação do Serviço Social mais procurada que é a área da saúde tendo como objetivo conhecer suas funções, seus desafios e o aprimoramento profissional para melhoria dos serviços prestados aos usuários. O Serviço Social tem demonstrado novas habilidades e competências impulsionando a categoria profissional para uma atuação diferenciada. Na sociedade que vivemos, é exigida do profissional a competência de acompanhar a dinamicidade da realidade que atua buscando dar respostas às contradições desta sociedade, objetivando formas de intervenção e inovação para sua transformação a partir de atendimentos às demandas que se faz presente no cotidiano profissional.

A IMPORTÃNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Frente às transformações do mundo globalizado, está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social,onde esta é expressada pelas inúmeras desigualdades sociais da sociedade capitalista, sendo um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que vem sendo reclamados pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo. É dentro deste contexto que estamos inseridos como profissionais do Serviço Social, lutando por uma sociedade mais justa com valores e ideais respeitados através dessa profissão que é imprescindível para o coletivo. O Serviço Social é uma profissão que interfere nos processos relacionados com a reprodução social da vida, desenvolvendo sua ação profissional em diferentes situações sociais que afetam as condições de vida da população em geral e, sobretudo dos set ores mais empobrecidos da sociedade, objetivando melhorar essas condições sob múltiplos aspectos. As políticas sociais são a mediação fundamental para esse exercício. A intervenção profissional leva em consideração relações de classe, gênero, etnia, aspirações sociais, políticas, religiosas, culturais, além de componentes de ordem efetiva e emocional. O trabalho do assistente social pode produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais e culturais da vida de seus usuários, em seu acesso e usufruto de políticas sociais, programas, serviços, recursos e bens, em seus comportamentos, valores, seu modo de viver e de pensar, suas formas de luta e organização, suas práticas de resistência e em sua constituição como sujeitos políticos na trama das relações sociais. O Serviço Social contribui para que os direitos sociais se realizem (YASBEK, 2002, P.180).

Explicar a questão social a partir da gênese das desigualdades sociais, fundamentada nas crises causadas pelo capitalismo gerando a violência e as mais diversas formas de pobreza. Nesta tensão entre produção de desigualdade e produção de rebeldia que trabalham os assistentes sociais, situados neste terreno e movidos por interesses distintos, sendo um desafio para o profissional dar conta de toda essa dinâmica, e tentar ser sucinto ao revelar formas de reversão destas questões. Pois este através das atividades práticas que realiza é capaz de promover mudanças tanto na matéria quanto nos sujeitos.

Pensar no Serviço Social na atualidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a classe trabalhadora nos limites, nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade. A profissão do Serviço Social ao longo de sua trajetória, foi se moldando delineada mente, e em cada momento histórico, buscou e criou bases necessárias para sua razão de ser na sociedade. Desta forma, obteve conquistas significativas no que se refere à bagagem teórica e ao Código de Ética Profissional e a lei de regulamentação da profissão do Serviço Social surgidas na década de 80, advindas de pesquisas, lutas e persistência, tendo a oportunidade de conquistar novos espaços ocupacionais, e ao mesmo tempo, se deparando com uma realidade completamente antagônica aos objetivos profissionais.

O projeto profissional elenca os princípios que orienta a atuação profissional, seu relacionamento com os usuários, com as outras profissões e instituições. Vivemos hoje em profundas mudanças sociais, econômicas, culturais, enfim uma grande demanda para os novos assistentes sociais que através desses reflexos deve aprofundar seu conhecimento na realidade e através de embasamentos teóricos, praticidade profissional superável, expressando a habilidade para a dinâmica social.

Desvendar as condições de vida dos indivíduos, grupos e coletividades é decifrar as diversas formas de lutas articuladas pelas classes subalternas. O assistente social pode desenvolver-se com a população atendida, para tanto, deve captar os reais interesses e necessidades das classes populares e supor conhecimento crítico do universo cultural de tais classes. Não podemos esquecer que o valor ético central é o compromisso com a liberdade, ou seja, autonomia, expansão e emancipação dos indivíduos sociais. Para a defesa dos direitos humanos, devemos recusar qualquer autoritarismo, ou arbítrio, pois quaisquer dos dois inviabilizam a democracia na vida social. Temos que buscar ,na verdade, a construção de uma cultura pública democrática, com uma sociedade capaz de propor e questionar.Também devemos salientar que na relação entre o público e o privado, o profissional deve estar preocupado com a qualidade dos serviços prestados, com o respeito aos usuários e com o zelo pela eficácia dos serviços prestados.

Na atualidade, podemos afirmar que, apesar das dificuldades, o assistente social é capaz de ousar e sonhar. Iremos deparar com inúmeras dificuldades, mas os sonhos não podem deixar de existir, pois são eles os impulsionadores da profissão.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com