TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que impulsionaram o desenvolvimento

Por:   •  3/9/2017  •  Artigo  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UESPI – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

INTRODUÇÃO À MODALIDADE EAD

PROFESSORA: ANTONIA FILOMENA BARBOSA ATENAS

MARILIA CARVALHO ARAGÃO LIRA

FATORES QUE IMPULSIONARAM O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.

Com o avanço da tecnologia e mudanças na sociedade em que vivemos, a educação e o sistema educacional vem passando por alterações em seus conceitos e metodologias.

Um estudo sobre educação realizado pela UNESCO, aponta as diretrizes para educação no século XXI e a destaca como um fator determinante para o desenvolvimento dos países e a inclusão das sociedades no mundo globalizado, sendo capaz de reduzir a pobreza e a exclusão social dos mesmos.

Segundo Castro (2001, p.101) uma das primeiras propostas da comissão da UNESCO foi ampliar o conceito de educação atual para uma visão de educação ao longo da vida, recomendando à exploração do potencial educativo dos meios de comunicação, da profissão, da cultura e do lazer, redefinindo, dessa forma, os tempos e espaços destinados à aprendizagem. A educação ganha, assim, um novo enfoque.

Torna-se necessário repensar em um novo modelo de ensino que proporcione, entre outros, uma maior democratização do conhecimento; um atendimento à diversidade, o respeito às particularidades de cada indivíduo e a promoção de uma formação continua aos profissionais em serviço. É nesse sentido, que o crescimento da educação a distância se configurou de forma mais assertiva, direta e estruturada a partir do avanço tecnológico e de sua acessibilidade para as pessoas, principalmente a partir do advento e popularização do acesso à Internet.

As tecnologias foram se desenvolvendo e consequentemente a Educação a Distância foi acompanhando esse processo. Foi evoluindo gradativamente, não só com o uso do rádio e a com a televisão, mas, nas últimas décadas, o seu desenvolvimento pode ser associado ao do computador e da Internet.

Muitos autores ressaltam a importância do reconhecimento da trajetória da EAD, entre eles, Petters (2004) que em seu discurso afirma que:

Devese enfatizar que a importância cada vez maior deste método pode ser relacionada às tecnologias utilizadas em cada período: escrita, meios impressos e transporte por meio de ferrovias, carros, aviões, transmissão por “velhas mídias” como o radio e a televisão, assim como pelas “novas mídias”, especialmente o computador. (PETTERS, 2004, p.3334)

O acesso às informações, por sua vez, ficou muito mais fácil com o advento da Internet e as pessoas começaram a buscar por si novos produtos, serviços, conteúdos variados e, além disso, até mesmo novas formas de conhecimento. Isso fez com que cada vez mais as pessoas começassem a utilizar recursos digitais para consumirem novos conteúdos, se desenvolverem profissionalmente e adquirirem novas competências e habilidades das mais variadas possíveis e existentes.

Nesse contexto, podemos dizer que o avanço da tecnologia, aliado à exigências de mudanças no modelo educacional, foi dos fatores que impulsionaram o desenvolvimento do Ensino à Distância a partir do século XX.

Atualmente já existem aulas virtuais, teleconferências, fóruns, entre outros mecanismos tecnológicos que permitem a separação física, no espaço e no tempo, entre o professor e o aluno. A cada dia a tecnologia vai se aprimorando e se aperfeiçoando, trazendo novas demandas para o campo educacional, redimensionando a educação a distância pela possibilidade do atendimento em massa, pela redução dos custos e ainda por contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, ajudando a superar as barreiras e dificuldades enfrentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com