TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos Sociais de Durkheim e Forças Produtivas de Marx

Por:   •  16/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 – Descreva as características do fato social e suas diferentes manifestações como objeto de estudo da sociologia. Explique o que é consciência coletiva e o tipo de solidariedade social que lhe é correspondente. Relacione a repressão ao crime a este tipo de solidariedade social. Explique o tipo de solidariedade social predominante nas sociedades modernas capitalistas e a proposição de regulamentação moral destas sociedades pelas corporações profissionais. Explique a concepção Durkheimiana de “religião da humanidade”.

O fato social é o objeto de estudo da sociologia que diz sobre a maneira de agir, pensar e relacionar e se relacionar uma sociedade fazendo o indivíduo exteriorizar algo que lhe é dado não levando em conta suas manifestações pessoais, ou seja o fato social é dotado de vida própria no agir coletivo e sua consciência tal consciência vai de acordo com o senso comum dessa sociedade mundo de sentimentos de ideias de imagens Independentes das maneiras pelas quais cada um dos números membros dessa sociedade venha a manifestava Porque tem uma mediação própria de outra natureza. Quanto maior essa convivência coletiva, mas a coesão entre seus membros existe, a conformidade entre suas semelhanças diminui a sua individualidade, dentro desse contexto a solidariedade mecânica se enquadra, pois, o indivíduo é ligado diretamente à sociedade sem nenhum intermediário assim constitui construindo um conjunto de sentimentos e crenças do coletivo novamente não enxergam do seu modo individual.

Quando membro se revela ou a bala unidade do corpo social, devem ser punidos para proteger a coesão a pena existe para sustentar a vitalidade dos laços que ligam os membros entre si desse modo a sociedade mantêm Unidos os membros Todo o estado de consciência é uma fonte da vida e o fator da nossa individualidade geral. Numa sociedade onde a divisão de trabalho as tarefas do es dos setores não são comuns a todos em gerais as relações sujeitos ao direito penal ela geralmente são estranhas ou não atingem a consciência comum elas constituem Direito Civil comercial processual administrativo e constitucional é tão especializado que é necessário criar novos órgãos executivos a sociedade cobra ações resolutas dos seus membros tendo em vista A autopreservação pois isso nome da coesão pode exigir que eles abdiquei da própria vida.

Questão 2 – Descreva a concepção marxista de forças produtivas, de relações sociais de produção, de estrutura e superestrutura, bem como a relação entre estas duas últimas. Explique as consequências sócio-históricas da apropriação privada dos meios de produção, a especificidade do trabalho como mercadoria e a crítica à ideologia da igualdade baseada no mercado. Descreva o conceito marxista de alienação e sua crítica às consequências sociais de tal processo, assim como o sistema comunista como forma de superação das contradições das sociedades classistas.

Forças produtivas é a ação dos indivíduos sobre a natureza; A força produtiva é ação de interferir na natureza usando tecnologias ou conhecimentos de gerações precedentes. As relações de produção é o modo como os homens se organizam para produzir; Segundo Marx, elas podem ser através do trabalho ou da procriação, subdivida por ele como uma relação natural e a outra como uma relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com