TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feminismo e Política. Uma Introdução

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

SOBRE A AUTORA

Flávia Millena Biroli Tokarski, é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, possui mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas, com a temática “A nação diante do suicídio de Vargas”, e doutorado também em História pela Unicamp, com o tema “Imprensa e democracia no Brasil nos anos de 1950 e 1960”. Além disso, hoje é Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), tendo sua produção concentrada na área de gênero, política e democracia, com ênfase no estudo das teorias políticas feministas, e na relação entre mídia e política.

UMA SINTESE DO TEXTO

O texto se inicia apresentando a dualidade entre o público e o privado, levando em consideração que o público é toda ação exposta a sociedade e que o privado é o que acontece nas casas dos brasileiros. Além disso o texto apresenta que a desigualdade de gênero está diretamente ligada à fronteiras entre esses dois espaços, e que um deve sempre interferir no outro e que isso é inerente, um exemplo seria a violência doméstica, algo que o público deve se interferir no privado.

Posteriormente, o texto expõe que é uma ficção a ideia de que o público e o privado são distintos e que eles não interferem na produção de oportunidades para os indivíduos. Sendo assim, “entre as camadas mais pobres da população [...] a permanência da mulher na posição de “dona de casa” é um efeito casado das convenções de gênero e do desemprego”, o que nos leva a discussão sobre a rotina de isolamento e do trabalho doméstico.

O texto apresenta, em sua continuidade, os conceitos de privacidade expressos em diversas situações, além de dar sequência apresentando algumas conquistas da luta feminista abordando de forma mais incisiva a violência contra a mulher, na qual discute-se que a “a dualidade entre vida pública e vida doméstica contribuiu para impedir a tematização da violência doméstica e do estupro no casamento.” O que expõe a mulher como alvo de violência em ambos os espaços.

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O TEXTO

Segundo o título do livro em que esse texto está incluso, pode-se verificar que ele atende tematicamente seu objetivo de introduzir sobre o feminismo, dando foco em como ele se coloca nos espaços público e privado. O que pode se destacar sobre o texto numa visão geral é que ele utiliza de exemplificações cotidianas para referir-se a conceitos e fatos, o que faz do texto mais acessível a sociedade. Além disso, a ênfase dada aos tópicos “Privacidade Para Quem?” e “Violência Contra a Mulher”, foi assertiva e necessária, mostrando fatos concretos conquistados pelas mulheres na vida política.

A leitura do texto conduz o indivíduo a refletir sobre fatos do quotidiano que podem se caracterizar como violências contra a mulher, podendo mediador de conflitos em alguns casos. Por fim, observa-se que a autora conseguiu atingir um público mais amplo devido a linguagem e a metodologia de escrita utilizada, tendo esse texto como indicação concreta no trabalho com a sociedade civil e política, no que tange na divisão da vida feminina no público e no privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com