TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feudalismo

Seminário: Feudalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

O feudalismo é um conjunto de ordem econômica, social e política. Ocorreu entre o século V e XV, após a queda do Império Romano e que se divide em pequenos reinos. No feudalismo, a sociedade era hierarquizada e basicamente rural. Não havia mobilidade social. A pirâmide social era a seguinte: Clero, nobreza e servos. Os servos representavam a camada produtiva, aqueles que trabalhavam na agricultura em troca de alimentos, terras e proteção dos nobres.

A sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir, a terra foi à base econômica do sistema feudal. Em relação aos aspectos políticos, o monarca era a autoridade máxima e absoluta; no entanto, os senhores feudais detinham o poder militar, o judicial e o direito de cunhar suas próprias moedas. Era uma relação de submissão, trabalho, dependência do servo em relação ao senhor. As classes sociais estavam muito bem delineadas. Quem nascia senhor, seria para o resto da vida, enquanto que os servos nunca poderiam sonhar em ser Senhor um dia. Todos sabiam o papel que representavam na Sociedade, nunca havendo dúvidas de quem mandava e obedecia. Não havia possibilidade de um servo conseguir almejar o estatuto de senhor, mesmo que a sua dedicação ao trabalho fosse excelente. A época não era de promoções nem recompensas. Para o mais exemplar dos servos, havia a garantia de comida e trabalho, nada mais.

A economia agrícola se desenvolvia dentro dos feudos, era uma economia sustentável onde só se produzia o que se consumia. O poder político era centralizado nas mãos da Igreja, que teve atuação fundamental nessa época, pois eles é quem ditavam as regras, para que a sociedade não pagassem os impostos cobrados pelos senhores feudais e ainda cobravam dízimo para se manter. A Igreja Católica dominava o cenário religioso. A Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. Entre os séculos XI e XIII a população europeia mais que dobrou. Com o aumento das populações houve o crescimento das lavouras e a dinamização das atividades comerciais. No entanto, essas transformações não foram suficientes para suprir a demanda alimentar daquela época, a peste negra se espalhou entre as populações causando uma grande onda de mortes em condições tão adversas, o risco de epidemias se transformou em um grave fator de risco. A falta de mão de obra disponível reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. A terra deixou de ser a única fonte de riqueza. O comercio se expandia trazendo grandes transformações econômicas e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com