TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  9/4/2015  •  Artigo  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

BRAGA, Maria Elisa dos Santos. MESQUITA, Marylucia. RIBEIRO, Alessandra . A inserção do Serviço Social na Política de Educação na Perspectiva do Conjunto CFESS/CRESS.Revista”Ser Social”,Brasília,v.14,n30,p.244-258,jan/jun2012.

O presente artigo procurar apontar a trajetória histórica do Conselho Federal de Serviço Social(CFESS)  em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social(CRESS), na busca pela inserção e consolidação do S.S na política da educação.

   Páginas

               Citação Direta

                  Comentários

246

[...]Em uma sociedade capitalista marcada pela desigualdade social [...] centenas de crianças e adolescentes inserem-se no mercado de trabalho[...]

Para complementar a renda familiar,muitas crianças e adolescentes abandonam a escola cedo para trabalhar e ajudar no orçamento doméstico .Com isso tem seus direitos violados segundo o Estatuto da criança  e do adolescente,prejudicando o tempo da educação,cultura e lazer.

247

[...]A lógica excludente da educação formal brasileira se materializa no reforço ao setor privado[...]

Outra questão abordada no texto e que os trabalhadores são incentivados a colocarem seus filhos/as em escolas privadas ,mesmo que sejam pagas por financiamento estudantil.

247

 [...]a sociedade brasileira ao “não” disputar um projeto societário antagônico à modernização e ao capitalismo [...]centrou-se em um projeto de desenvolvimento com foco no consumo[...]

O capitalismo  cria  estratégias  através de programas e políticas,juntamente com o desenvolvimento do consumismo para a classe trabalhadora,assim eles não entram em conflito com a classe dominante.

247

[...] se impõe construir ações profissionais no sentido de fortalecer as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora [...]

A luta do assistente social para construir uma sociedade livre,começa pela  educação porque não existe desenvolvimento da capacidade humana sem a liberdade e sem desenvolver a potencialidade do individuo como gênero humano.

248

[...]No entanto é a partir da década de 1990[...]que se visualiza no Brasil um considerável aumento da inserção da categoria profissional na área da educação[...]

Em 1990,a partir das transformações sociais no Brasil há um considerável aumento da inserção da categoria profissional na área da educação,devido a reforma neoliberal do Estado.Formou-se a partir daí comissões temáticas,grupos de trabalho e vários encontros nacionais da categoria profissional.Apresentando-se inúmeros trabalhos inscritos nos congressos Brasileiros de Assistentes Sociais(CBAS).

249

[...]a categoria profissional elaborou propostas, de ambitos nacional,relacionadas a inserção do serviço social na Educação.[...]

 Em 2001,foi realizado o 30°Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS ,onde  foram elaboradas propostas em âmbito nacional para a educação como um direito social e a forma como se deveria atuar o assistente social dentro desse contexto (profissional x educação),alem da esfera nacional discutiu-se a regulamentação de projetos de lei para a necessidade do assistente social na escolas em municípios e estados.

251

[...]Atitude Crítica para Avançar na Luta(2008/2011)e Tempo de Luta e Resistência(2011/20140.[...]

O CFSS sugeriu  a toda categoria uma mobilização ,um conhecimento necessário sobre a demanda da educação,não ver essa política apenas como um campo de trabalho ,mas ter um conhecimento necessário sobre a política educacional,política social em que esta inserido.

253

[...]Estes debates se pautaram em instrumentais produzidos pelo GT Nacional Serviço Social na Educação para organização das atividades em cada região.[...]

No final de 2011 e até maio de 2012,foram realizados seminários e debates em vários estados brasileiros mobilizando profissionais e estudantes ,provando envolvimento da categoria profissional com a questão da inserção do assistente social na Educação .

254

[...]O seminário tematizou  e discutiu os principais aspectos da crise do capital que incidem sobre a educação[...]

Um dos seminário  realizado em Maceio , abordou o relacionamento teórico e políticos da relação entre serviço social e educação,em todas as modalidades :Educação Básica,Educação Superior,Educação Profissional,e Tecnológica e Educação Popular.

255

[...]O Serviço Social brasileiro por meio de suas entidades representativas[...]têm desenvolvido diversas ações no sentido de fortalecer a Educação pública,universal,laica e de qualidade[...]

O Serviço Social reafirma  a luta pela uma formação profissional de qualidade . Não da forma no qual vem sendo implementado pelo Estado brasileiro que para atender as exigências dos organismos internacionais, neste contexto neoliberal que propaga  uma educação que contribui para a manutenção da desigualdade social  e relações sociais que alienam .

257

[...]O CFESS compreende que a inserção dos assistentes sociais na Política da Educação[...]poderá fortalecer a democratização desse espaço.[...]

A inserção dos serviço social nas escolas ,juntamente com outros sujeitos coletivos poderá fortalecer na luta contra a barbárie do capitalismo e portanto ,contribuir para a construção de uma política pública de educação emancipadora,fundada na liberdade,justiça social,equidade,autonomia e na plena expansão dos indivíduos sociais,que são alguns dos princípios básicos do código de ética profissional.

°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com