TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Antropologia: alteridade e dispersões temáticas, Delma Pessanha Neves

Por:   •  20/6/2017  •  Abstract  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

"No universo de conhecimento da ciências, as definições não são de aceitação unânime. [...] Por ciência, pode-se entender um produto da ação humana correspondente ao sistemático e objetivo estudo de proposições teóricas e fenômenos empíricos. [...] Por ciências sociais, [...] que acolhe estudos de forma e princípios de ordenação das relações sociais, como sistemas, estruturas ou processos sociais, termos que expressam arranjos de interações sociais de grupos e indivíduos."

"Os cientistas concordavam que devem estar dotados de formação profissional e acadêmica para debater: os atos epistemológicos [...] os sistemas de pensamento e interpretação que foram sistematizados; o corpo de conceitos que estruturam as perspectivas de análise; os métodos e os procedimentos de construção de dados; e a demonstração interpretativa, [...] devem [...] considerar um conjunto de operações fundamentais.:

(a) Mutante criação de um conjunto de problemas e questões aceitas por debates entre os cientistas com ela sintonizados, discursão que legitima este próprio conhecimento produzido. Ou métodos de estudo; ou técnicas e procedimento de construção de dados; ou formas e princípios de construção do texto vindo a público.

(b) Interpretações diferenciadas sobre os problemas da sociedade, [...] aqueles que, mediante trabalho político de formadores de opinião, alcançaram reconhecimento nas agendas de enfretamento público ou permaneceram como a merecer essa atenção.

( c) Diferenciados estoques de temas correspondentes ao exercício de profissionais na institucionalização do conhecimento; pela participação em institutos vinculados ou não a universidades, pela elaboração e publicação de textos sistematizadores de certo conjunto de conhecimentos.

Estoque de temas [...] que os antropólogos foram acumulando [...] dificilmente encontram possibilidade de sistematização. Afinal, esses temas vão mudando pelos debates entre os profissionais e segundo os contextos econômicos e políticos em que estes se situam para pensar sobre interações, estruturas e processos sociais, mas também problemas apontados pelas lutas sociais e pela ação estatal."

1 ANTROPOLOGIA: COMPREENSÃO DO ESTRANHO E COMBATE AO ETNOCENTRISMO

"A antropologia [...] confronto dos homens ocidentais com o problema suscitado pela descoberta das outras sociedades. O acúmulo das narrativas exaltando as diferenças exóticas ou estranhas de outras sociedades instigou o questionamento das condições de interpretação da diversidade cultural.[...] Diante da multiplicidade de experiencias humanas, pensadores europeus registraram-na enquanto diferença, mas buscando alcançar explicação de cunho generalizante: quem são esses diferentes homens? Pertencem a uma mesma humanidade? [...] Como demonstrar a diferença, sequem a define [...] o faz por um olhar externo ao grupo social distintivamente catalogado?"

" Estranhezas [...] por hierarquizada catalogação entre primitivos, bárbaros e civilizados. Os critérios que orientavam a classificação levavam em a proximidade e o distanciamento quanto aos atributos associados ás sociedades europeias. Mas foram, [...] colocados em questão, diante da arbitrariedade de um único ponto de vista classificador, situado no topo das hierarquizadas posições: o da sociedade europeia, modelo e condição que as demais, [...] deveriam atingir."

"Os antropólogos [...] Consagraram, assim, a importância do trabalho de campo [...] mediante longa convivência com outros povos, para compreender costumes e crenças distintas ou comportamentos correspondentes. [...] a Antropologia é a aceitação da vivência direta como método mais adequado para entender o outro [...] para produção de conhecimentos sobre a diversidade sobre a diversidade cultural."

I.I Limites inerentes à sistematização de conhecimentos

"Até algumas décadas atrás, [...] conhecimento antropológico era objetivada por manuais. [...] Eles foram e continuam sendo editados. [...] Admitindo a perspectiva da acumulação dos conhecimentos, em alguns casos concebida como sucessiva. [...] O autor do manual termina por acentuar algumas dessas alternativas de pensar o processo de constituição da disciplina."

"O leitor deverá levar em conta que a produção intelectual é interdependente, [...] terei que subsumir detalhes importantes, mas atenta a não simplificar os pensamentos e as experiências que permitiram as elaborações pertinentes ao campo da Antropologia."

"No caso antropológico, quero destacar outras interferências decorrentes da condição de ser social de cada antropólogo. Sua produção é mais ou menos atingida pelos sentidos e forças sociais que configuram contextos socioeconômicos, políticos e acadêmico; é atingida ainda pelas condições situacionais de vínculos nacionais diferenciados."

2 ANTROPOLOGIA: INTERLOCUÇÃO DE CONHECIMETOS DISCIPLINARES

"Mediante vínculos com instituições que operavam na constituição de patrimônios de artefatos (museus etnográficos e arqueológicos) e de relatos de viajantes. Essas instituições se configuraram como espaços sociais a partir dos quais os pensamentos designados como antropológicos foram alcançados status de disciplina."

"Até esse contexto, [...] As interpretações eram predominantemente fundamentais em dados de segunda mão [...] prática tem sido chamada de antropologia de gabinete. [...] Utilizada pelos antropólogos evolucionistas [...] ela foi bastante criticada."

"Antropologia de gabinete, [...] comparação das diferenças entre as sociedades humanas reconhecidas, [...] estágios que iam do simples ao complexo, do primitivo ao civilizado."

"Levo em conta as condições políticas para o exercício do trabalho de campo e debate e torno de certa visão morfológica."

"Os antropólogos assumiram com bastante vigor as problematizações das condições epistemológicas de operações de produção de conhecimentos, que Cardoso de Oliveira (1998) categorizou pelos seguintes e interdependentes atos: ver, ouvir e escrever."

"Por exemplo, diversos antropólogos de países da América Latina, do Oeste Europeu e de países asiáticos, os quais chamam a atenção para a herança do eurocentrismo no pensamento antropológico e, em consequência, para a imposição de paradigmas próprios da inserção em metrópoles colonizadoras."

3 TEMAS E INTERESSES INTELECTUAIS NA FORMAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com