TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro: Antropologia Cultural

Por:   •  4/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 4

Boas, Franz. Antropologia Cultural

O Livro ''Antropologia Cultural'' de Franz Boas possui cinco artigos, nesse trabalhos nos atentaremos com os capítulos '' Os Metodos da Etnologia'' e '' Alguns Problemas de metodologia nas ciências sociais''. Franz Boas Considerado um dos o ''pais- fundadores'' da antropologia moderna, dentro as suas contribuições teóricas buscar mostrar que existem diferente desenvolvimentos históricos que interfere no processo cultural e '' parece impossível colocar as culturas em qualquer tipo de série contínua'' ( pág. 103).

Assim criticando a teoria do evolucionismo, teoria essa fundada na '' evolução geral e uniforme da cultura'' (pág.41). Para Boas, a idéia de uma causa interna que dão origem a desenvolvimentos similares em partes remotas do mundo não e aceitável.

Nesse trabalho faremos uma relação entre esse dois capítulos do livro do Boas, com dois documentários '' Terra dos Índios'' e ''Indígenas digitais'' relacionando-as com a teoria de Boa .Inciancamos relacionando o filme '' Terra dos Índios'' no qual podemos ver uma critica dos indígena com a chegada da '' civilização'', uma interação cultural desastrosas formando a atual situação do índio no Brasil a revolta , pobre, doença e a fome logo o aumentando da taxa de mortalidade indígena.

A teoria de Boas, nos pede pra analisa que a situação atual de ' integração dos índios'' e as condições prevaricas no qual sobrevivem tem que ser estudada, a história precisar ser entendida buscando como elas vieram acontecer , e não só entender como as coisas estão. No incio do documentário é relatado que em 1500 no território onde veio se forma o Brasil, tinha cerca de 5.000.000 de indígenas e nenhum branco, hoje com temos 120.000.000 de habitantes e menos de 200 mil índios e a parti dessa conexão entre índios e colonos brancos, o índios se viram impedidos de viver conforme seus costumes '' As atividades dos indivíduos são determinadas em grande medidas por seu ambiente social, por sua vez sua vez, suas próprias atividades influenciam a sociedade em que ele vive, podendo nela gerar modificações de forma'' ( pág.47).

É nítida a luta indígena, apesar de tantos anos, para manter a sua identidade cultural é para Boas entender essa luta '' Necessitamos de um conhecimento de sucessões cronológica de formas e uma percepção das condições sob as quais as mudanças ocorrem'' (pág.89).

Aplicando a teoria de Boas, para analisar as atitudes e mudanças desastrosas sofridas pelos povos indígenas, devido a interação cultural, no longa '' Terra dos Índios'' antes de uma analise superficial devemos nos atentar que '' na investigação das culturas nossas interferência precisam estar baseadas em dados históricos (pág.97).

Já a relação entre o documentário '' Indígenas Digitais'' com a teoria de Boas mostra e afirma que a cultura é integrada, e um exemplo disso é a relação do mundo globalizado com a comunidade indígena e a sua dinâmica social '' Elas pode ser observada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com