TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Franz Boas Antropologia Cultural

Pesquisas Acadêmicas: Fichamento Franz Boas Antropologia Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  3.054 Visualizações

Página 1 de 4

BOAS, Franz. Os objetivos da pesquisa antropológica. In: Antropologia cultural. Rio de Janeiro, Zahar, 2004.

IDÉIA CENTRAL: Tentativa de descobrir os processos pelos quais certos estágios culturais se desenvolveram e reconstruir os passos pelo qual o homem se tornou o que é, usando, necessariamente, o método histórico em oposição ao método comparativo.

“Com essa desorientadora variedade de abordagens, todas elas lidando com formas raciais e culturais, torna-se necessário formular claramente quais são os objetivos que buscamos alcançar com o estudo da humanidade.” (p. 88)

“Talvez possamos definir melhor o nosso objetivo como uma tentativa de compreender os passos pelos quais o homem tornou-se aquilo que é biológica, psicológica e culturalmente. Desse modo, fica claro desde logo que nossa material precisa necessariamente ser histórico, no sentido mais amplo do termo. Cumpre que ele inclua a história do desenvolvimento da forma corporal do homem, de suas funções fisiológicas, sua mente e sua cultura.” (p. 88)

“Do mesmo modo que no reino da biologia, na investigação das culturas nossas inferências precisam estar baseadas em dados históricos. A menos que saibamos como a cultura de cada grupo humano se tornou aquilo que é, não podemos ter a esperança de alcançar qualquer conclusão relativa às condições que controlam a historia da cultura.” (p. 97)

PROBLEMATIZAÇÃO: Faz uma crítica aos métodos Evolucionistas (que pressupunham a superioridade branca) Difusionistas e ao determinismo geográfico, ao mesmo tempo em que propõe uma antropologia baseada na cultura, onde ocorre uma interação completa entre meio ambiente, fatores biológicos e sociais, na qual, não há como explicar a diversidade cultural a partir de uma só lei universal, cada cultura é dotada de uma particularidade, expresso através de crenças, costumes, línguas, arte, que influi sobre o comportamento humano.

“No estudo das formas raciais, estamos por demais inclinados a considerar a importância das raças de acordo com o numero de seus representantes. Isso é obviamente um erro, pois o fenômeno importante é a ocorrência de tipos morfológicos estáveis, e não o numero de indivíduos que o representam. A força numérica das raças tem variado enormemente ao longo da história, e seria totalmente errôneo atribuir uma importância indevida à raça branca ou aos asiáticos orientais, meramente por eles terem superado em numero todos os outros tipos raciais.” (p. 93)

“Não é um método seguro supor que todos os fenômenos culturais análogos precisam estar historicamente relacionados. Em casa caso é necessário exigir prova de relação histórica, que deve ser tanto mais rígida quanto menos evidência houver de um contato real, seja ele recente ou antigo.” (p. 102)

“Aqui, somos levados a considerar cultura como uma totalidade, em todas as suas manifestações, enquanto no estudo da difusão e do desenvolvimento paralelo, a natureza e a distribuição de traços isolados são mais comumente os objetos da investigação. Invenções, vida econômica, estrutura social, arte, religião e moral, todas estão inter-relacionadas. Indagamos em que medida elas são determinadas pelo ambiente, por características biológicas da população,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com