TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Capturando a Consciência Histórica

Por:   •  11/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

Capturando a consciência histórica

A consciência histórica forma a parte da resposta à pergunta: quem somos nós?

Existem vários elementos para capturar a consciência histórica, mas o principal é a identidade coletiva.

Identidade coletiva é tudo aquilo que permite que digamos nós e eles compõe a identidade coletiva ou social, dentro dessa identidade coletiva existem diversos elementos: ideias, objetos, imagens, valores entre outros, que um grupo acredita fazer parte de seus atributos, o primeiro deles é o nome de um grupo, exemplo: negros e índios.

Um dos exemplos mais interessantes é o projeto ´Youth and History`` uma extensa pesquisa, tendo como base o conceito de consciência histórica, que formulou um questionário para alunos e professores, tendo como resultado que os elementos narrativos dos currículos oficiais ou da formação que os professores recebem não se reproduzem necessariamente na aprendizagem dos alunos, ou seja, que o conhecimento adquirido pelos alunos não se limita aos professores e escola, e precisa-se considerar a educação da família, a comunicação de massa e seu contexto social.

Outra equipe, com o intuito de adaptar o questionário europeu às realidades sul-americanas, chamado ´´Jovens e a História`` um dos pontos mais observado foi a distância entre a história ensinada na escola, a história oficial, e a história vivida e relembrada pela comunidade e transmitida através de gerações dentro das famílias.

Uma frente significativa no estudo da consciência histórica tem sido a dos estudos qualitativos baseados em um grupo menor de sujeitos participantes, que são capazes de aprofundar noções importantes de como o fenômeno opera em detalhes.

O estudo dos textos produzidos por alunos foi feito com base em um quadro de categorias organizadas nos três eixos temporais (passado, presente e futuro) e nos modos de dizer e de produzir sentido usado pelos sujeitos. Ao exercitar sua competência narrativa, cada aluno revelava suas formas de conceber e se relacionar com o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com