TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sobre Texto De Giddens

Ensaios: Fichamento Sobre Texto De Giddens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

POLO UNIVERSITÁRIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – PUGC

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Docente: Guilherme Vargues

Discente: Maria Clara de Azeredo Ribeiro

Disciplina: Teoria Social

1º Perído do Curso de Serviço Social

FICHAMENTO

Introdução ao Fichamento:

Citações Importantes e Comentários:

1. "A sociologia tem papel fundamental na cultura intelectual moderna”, pois consegue compreender o comportamento do homem social: “A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades". (p. 24)

2. "(...) Por que nossas condições de vida são tão diferentes daquelas de nossos pais e avós? Que direção as mudanças tomarão no futuro? Essas questões são a principal preocupação da sociologia(...)" (p. 24) A sociologia explica que o modo como somos e agimos provém das influências passadas, e o entendimento dessas influências é fundamental para a abordagem sociológica.

3. Aprender a pensar sociologicamente significa nutrir a imaginação. ”Um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo”. (p. 24)

4. “A imaginação sociológica, acima de tudo, exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado”. (p. 24)

5. O ato de tomar uma xícara de café pode parecer algo corriqueiro, cotidiano; pode ser visto como uma bebida estimulante; estar envolvido em relacionamentos sociais e econômicos, pois é algo cultural nesses meios; pode ser um símbolo de status. ‘’O café bebido de manhã é muitas vezes seguido depois, durante o dia, por um café em companhia com outras pessoas – a base de um ritual social’’ (p. 24 e p. 25)

6. “A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade, refletem questões mais ampla.’’ (p. 25) Citando o divórcio como problema pessoal que interfere no todo da sociedade já que mais de um terço dos casamentos termina a cada dez anos, influenciando os outros participantes desse emaranhado familiar. Outro exemplo é o desemprego, visto como desastre pessoal, porém milhões de pessoas se encontram na mesma situação, adquirindo dimensões públicas.

7. ‘’(...) O café é um produto que permanece no centro dos debates contemporâneos sobre globalização, comércio internacional, direitos humanos e destruição ambiental. Como o café tem crescido em popularidade, ele passou a ser uma ‘’marca’’* e ficou politizado.’’(p. 25). A Starbucks, por exemplo, grande marca que tornou o café algo quisto por todo o mundo. E os sociólogos desejam estudar a fundo como a sociedade se comporta diante dessa globalização proporcionada por esse produto; como a sociedade lida com a consciência de assuntos diversos vindos de cantos diferentes do mundo.

8. ‘’Sua decisão individual reflete sua posição numa sociedade mais vasta.’’ (p. 25) Suas escolhas influenciam no seu lugar dentro do social. O que você decide ser e/ou fazer é o que determinar o que é e/ou faz na sociedade.

9. Os contextos sociais influenciam, mas não determinam o nosso comportamento. “É trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos”. (p. 26)

10. “O conceito de estrutura social se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações; eles são estruturados ou padronizados de formas distintas”. “As sociedades estão sempre em processo de estruturação”. (p. 26) Não somos estáticos, estamos sujeitos a mudanças de estrutura o tempo todo e a cada dia somos reestruturados e moldados pela própria sociedade.

11. A sociologia pode nos conscientizar da existência de diferenças culturais: “a sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não são o nosso.’’; Avalia as políticas: “A pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas”; Ajuda no auto esclarecimento de questões interpessoais: "Quanto mais sabemos por que agimos como agimos e como se dá o completo funcionamento de nossa sociedade, provavelmente seremos mais capazes de influenciar nosso próprio futuro.’’ (p. 27)

12. “O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas duas grandes revoluções na Europa dos séculos XVIII e XIX.” (p. 27) Se referindo aos movimentos Revolução Francesa e a Revolução Industrial que modificaram a estrutura social da época.

13. ‘’A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma nova compreensão tanto do mundo social, quanto do natural’’ (p.28)

14. “Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e consequência potenciais” O chamado pai da Sociologia, Augusto Comte, “buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o funcionamento do mundo físico”. (p. 28) Sustenta que a ciência deveria estar preocupada somente com entidades conhecidas pela experiência.

15. Outro importante sociólogo foi Émile Durkheim, em que “Três dos principais temas que ele tratou foram: a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com