TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sociologia

Trabalho Escolar: Fichamento Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO SOCIOLOGIA – ÉMILE DUCKHEIM

Importante pensador sociólogo que ajudar a consolidar a sociologia como ciência empírica e acadêmica.

Pensadores do século XIX acreditavam que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento, governada por uma força inexorável.

Durkheim recebe influências da filosofia racionalista de Kant, do darwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra.

A especificidade do objeto sociológico

Entende-se por fato social “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.

Durkheim procura mostrar que a mentalidade do grupo não é a mesma que a dos indivíduos, que os estados de consciência coletiva são distintos dos estados de consciência individual.

Os fatos sociais são formados pelas representações coletivas, isto é, “como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia”.

As representações coletivas seriam o produto de uma imensa cooperação que se estende não apenas no espaço mas no tempo também. Uma intelectualidade muito particular, infinitamente mais rica e mais complexa do que a do indivíduo está aí concentrada. Por serem mais sólidos do que as consciências individuais, elas formam os conceitos de uma comunidade, de um grupo ou de uma nação.

Estamos mergulhados numa atmosfera de ideias e sentimentos coletivos que não podemos modificar à vontade, quem não se submete as condições impostas pela sociedade terá dificuldades. Ainda que a violação de uma regra acarrete uma sansão contra quem agiu daquela maneira, tal possibilidade não impede que se possa experimentar ir contra os costumes, mas, nesse caso, as forças morais contra as quais nos insurgimos reagem contra nós e é difícil, em virtude de sua superioridade, que não sejamos vencidos.

Havia a possibilidade de mudar sansões, regras e coisas semelhantes, mas para isso era necessário que vários indivíduos tenham, pelo menos, combinado a sua ação e que desta combinação se tenha desprendido um produto novo que venha a constituir um novo fato social.

A dualidade dos fatos morais

A dualidade dos fatos morais dá-se como algo que é sagrado que é, num sentido, “o ser proibido, que não se ousa violar; mas é também o ser bom, amado, procurado; algo que é nos imposta e até nos causa constrangimentos, mas mesmo assim queremos isto”. Traz esse sentido controverso de nos restringir e mesmo assim o ávido desejo.

Os conceitos morais têm que ser renovados periodicamente, por meio de assembleias, congregações, reuniões onde os indivíduos, estreitamente próximos uns dos outros, reafirmem em comum seus sentimentos comuns.

O método de estudo da sociologia segundo Durkheim

Tinha foco na objetividade, para superar as deficiências do senso comum.

Durkheim estabelece regras para que os sociólogos procedam à observação dos fatos sociais.

A primeira delas e mais fundamental é considerá-los como coisas, pois assim, ao analisar os fatos desse modo é tomá-los como uma realidade externa que, se bem desconhecida, vinha sendo tomada até então como se o investigador se movesse “entre coisas imediatamente transparentes ao espírito, tão grande é a facilidade com que o vemos resolver questões obscuras”.

Mesmo tendo preferências, o sociólogo não deve por suas opiniões em suas pesquisas. Elas devem conter apenas os resultados encontrados, ele concorde ou não. Seu papel é de exprimir a realidade, e não de julgá-la.

Coesão, solidariedade e os dois tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com