TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Sociologia envelhecimento

Por:   •  3/4/2018  •  Artigo  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

 FISIOTERAPIA

 ABORDAGENS TEMÁTICAS EM SOCIOLOGIA

PROFESSORA ELAINE VILELA

Aluna Lorena de Oliveira Camargo

Sociologia, Anthony Giddens, Capitulo 6 - Sociologia do Corpo: Saúde, Doença e Envelhecimento

  • APRESENTAÇÃO OBJETIVA DAS IDÉIAS DO AUTOR

   Busca da medicina alternativa por razões filosóficas, religiosas, por desacreditar que a medicina ortodoxa é eficiente, falta de autonomia nos tratamentos e processos de cura e até mesmo descontentamento com o sistema de saúde moderno, sendo essas, críticas ao modelo biomédico de saúde. Acesso a informação na sociedade moderna permite que o indivíduo possa fazer escolhas acerca de suas vidas como com os cuidados com a saúde. O crescimento da medicina alternativa está relacionado com a expansão do movimento de autoajuda. Doenças que levam a procura da medicina alternativa são descendentes da própria era moderna.

   Sociologia do Corpo - Estudo de como nossos corpos são afetados por influencias sociais, como pelas normas e valores dos grupos a que pertencemos.

   A Base Social da Saúde - A saúde está diretamente relacionada a desigualdade social. Fatores como classe social, gênero, raça, idade e localização influem sobre tal.

   Classe e Saúde - Explicações diferentes para as causas subjacentes a correlação: Estatísticas erradas, saúde influencia na posição social, explicações comportamentais ou culturais influenciam o estilo de vida, pobreza, distribuição do rendimento, desemprego, habitação, poluição e mais condições de trabalho. A desigualdade da saúde decorre da privação material.

   Gênero e Saúde - Mulheres apesar de serem acometidas por mais doenças são as que tem maior cuidado com a saúde e consequentemente possuem maior expectativa e vida. Homens e mulheres desempenham diferentes papeis na sociedade tendo diferentes estilos de vida.

   Coesão Social: a chave para uma melhor saúde? - A coesão social leva a melhora na saúde através de igualdade, força de contatos sociais, laços em comunidade, disponibilidade de apoio social e um sentido de segurança. País rico não é sinônimo de saúde, países igualitários com boa distribuição de renda tem população com melhor saúde. O apoio social é um fator importante que ajuda as pessoas a ajustarem-se a saúde e a doença.

   Raça e Saúde – Incidências de doenças mais elevada entre indivíduos de origem africano e asiáticos. Explicações genéticas para padrões de doença desse tipo dependendo de um contexto de influencias de maior amplitude como estilo de vida, crenças religiosas ou culturais entre outros. A presença do racismo na prestação de cuidados da saúde é um taro porem não há um consenso.

   “Lei dos cuidados inversos” – Desigualdades regionais em termos de saúde tem fatores como: clima, poluição, qualidade de agua, tipos de alojamento, padrões de trabalho e desemprego, níveis globais de privação e menores recursos em certas regiões gera um fornecimento de serviços de saúde assimétricos.

   Medicina e Sociedade: O modelo biomédico – saúde e doença. Doença é tipo como uma ruptura do funcionamento normal do corpo, o espirito e o corpo podem ser tratados separadamente dando ênfase na cura e não no bem-estar do indivíduo sendo os médicos com formação acadêmica os únicos profissionais com capacidade para tratar a doença.

   Crítica ao modelo biomédico – A melhoria da saúde global é feita por mudanças sócias do que por competência medica acompanhadas de por existência de serviços de saneamento eficazes, melhor nutrição, canalização de agua e melhorias na higiene. O desaparecimento de cuidados próprios leva a dependência de médicos. A medicina ignora os pacientes (opiniões e experiências). Medicina cientifica se coloca acima e superior de todas as outras de forma de medicina e cura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com