TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO SOCIOLOGIA

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 7

GUILHERME ALVES

DOSSIÊ

I unidade

FAINOR

2017.1


SUMÁRIO[pic 1]

  1. ATIVIDADES...................................................................................4
  2. FICHAMENTOS..............................................................................6
  1. – F1...........................................................................................6

– F2

...........................................................................................

  1. 8

        

ANEXOS

[pic 2]

1. ATIVIDADES

1. Se a maioria dos projetos de pesquisa originam-se em problemas de pesquisa, quem decide quais são os problemas?

São os pesquisadores que não identificam ou decidem quais são os problemas. Eles podem definir esses problemas talvez lendo trabalhos de outros pesquisadores ou mesmo estando cientes das correntes específicas da sociedade.

2. Por que é importante formar hipóteses específicas que possam ser confirmadas ou refutadas?

Os sociólogos utilizam controles para manter outros fatores constantes e isolar uma relação causal. Mostram qual maneira a pesquisa é executada. A pesquisa utiliza fontes provenientes de arquivos ou outros fatores, como fontes de informação.

3. Por que o andamento do processo de pesquisa raramente obedece ao plano?

Não existe nenhuma pesquisa isolada. Os problemas de pesquisa surgem como parte do trabalho contínuo, um projeto de pesquisa pode facilmente levar os projetos seguintes porque levanta temas que não haviam sido considerados previamente pelo pesquisador.

4.Como o pesquisador consegue minimizar a possibilidade de erros e/ou parcialidade?

A elaboração de um plano, uma série de diferentes métodos de pesquisa e entrevistar ou um estudo observacional.

5. Existem métodos de pesquisa mais científicos do que outros?

Sim, dependendo da abordagem que cada pesquisador abrange como todos seus requisitos precisos em uma pesquisa para serem provados, considerando também o grande conhecimento de cada pesquisador.

6. Por que é tão crucial estabelecer uma distinção entre a correlação e a crueldade?

A causalidade não pode ser ingerida diretamente a partir da correlação. A correlação significa a existência de uma relação regular entre dois conjuntos de ocorrências. Uma variável é qualquer dimensão ao longo de qual variam os indivíduos ou grupos. O que constitui a falácia é o salto mediante para a conclusão da causalidade, mas a verdade é que a causalidade dificilmente poderá ser determinada com certeza absoluta.

2. FICHAMENTOS

2.1 -  F1 – GIL, António Carlos. Pesquisa Social. São Paulo: ed: Atlas S. A./1999.

  1. CONHECIMENTO DO MUNDO

1.1.1-“Pela observação o ser humano adquire grande quantidade de conhecimentos. Valendo-se dos sentidos, recebe e interpreta as informações do mundo exterior”.

1.1.2-“Ao nascer, o ser humano depara-se também com um conjunto de crenças”-“seus deveres para com Deus e o próximo”.

1.1.3-“Romances também podem proporcionar importantes informações sobre os sentimentos e as motivações das pessoas”.

1.1.4-“Outra forma de conhecimento é derivada da autoridade”-“governantes, líderes partidários, jornalistas e escritores definem normas e procedimentos”-“e à medida que segmentos da população lhes dão créditos, esses conhecimentos são tidos como verdadeiros”.(P.01)

  1. NATUREZA DA CIÊNCIA

1.2.1-“Etimologicamente, ciência significa conhecimento”-“Há conhecimentos que não pertencem à ciência, como o conhecimento vulgar, o religioso e, em certa acepção, o filosófico”.

1.2.2-“A ciência tem por objetivo, mediante linguagem rigorosa e apropriada”-“essas leis apresentam vários pontos em comum: são capazes de descrever sereia de fenômenos; são comprováveis por meio da observação e da experimentação; são capazes de prever acontecimentos  futuros”.

1.2.3-“A ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, sistemático, geral, verificável e falível. O conhecimento científico é objetivo porque a realidade independente do pesquisador”-“É racional porque se vale sobretudo da razão, e não de sensação ou impressão, para chegar a seus resultados. É sistemático porque se preocupa em construir sistemas de ideias organizadas”.(P.02)

  1. CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS

1.3.1-“Ao longo desse desenvolvimento, muitos autores vêm procurando definir um sistema de classificação das inúmeras ciências”-“em duas grandes categorias: formais e empíricas. As primeiras tratam de  entidades ideias e de suas relações, sendo a matemática e a lógica formal as mais importantes. As segundas tratam de fatos e de processos. Incluem-se a Física, a Química, a Biologia e a Psicologia”.

1.3.2-“As ciências empíricas podem ser classificadas em naturais e sociais.”-“A psicologia, a despeito de apresentar algumas características que a  aproximam das ciências naturais, constitui também uma ciência social”.(p.02)

  1. PECULIARIDADES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

1.4.1-“É sabido que as ciências sociais não gozam do mesmo prestígio conferido as ciências físicas. Há mesmo autores que são partidárias de sua não-jnclusão no rol das verdadeiras ciências. As principais são:”

1.4.2 (a)-“O determinismo absoluto das ciências naturais é hoje bastante questionado. Se aceito disciplinas como a Genética não poderiam ser consideradas científicas, visto que muitas de suas explicações são de natureza probabilísticas.”-“Assim, a diferença entre as ciências naturais e sociais, no tocante às suas explicações, estará somente em que as últimas são mais probabilísticas que as primeiras”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com