TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Índios no Brasil

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Docente: Rebeca Oliveira Duarte

Aluno:

Fichamento

Ao chegarem às costas brasileiras pensaram que haviam atingido o paraíso terreal. Os portugueses eram o novo Adão. A cada lugar, o nome do santo do dia: Todos os Santos, São Sebastião, Monte Pascoal. Dessa forma, o Brasil foi simbólica mente criado. Assim, apenas nomeando-o, se tomou posse dele, como se fora virgem (Todorov 1983).

        A História do Brasil, começa invariavelmente pelo “descobrimento” e conferem aos gentios uma entrada — de serviço — no grande curso da História. como enquadrar por exemplo essa parcela da humanidade, deixada por tanto tempo à margem da Boa Nova, na história geral do gênero humano?

        Sabe-se que entre aproximadamente 35 mil e 12 mil anos atrás, uma glaciação teria, por intervalos, feito o mar descer a uns 50 m abaixo do nível atual. A faixa de terra chamada Beríngia teria permitido a passagem a pé da Ásia para a América. Há controvérsia sobre as datas dessa migração e sobre ser ela ou não a única fonte de povoamento das Américas.

        Sabe-se pouco da história indígena: nem a origem nem as cifras de população são seguras, muito menos o que realmente aconteceu. Os estudos de casos existentes na literatura são fragmentos de conhecimento que permitem imaginar, mas não preencher as lacunas.

        Na segunda metade do século XIX, prosperou a ideia de que certas sociedades teriam ficado na estaca zero da evolução, como fósseis vivos que testemunhavam o passado das sociedades ocidentais. Foi quando as sociedades sem Estado se tornaram, na teoria ocidental, sociedades “primitivas”, condenadas a uma eterna infância.

Hoje ainda, por lhes desconhecermos a história, somos tentados a pensar que as sociedades indígenas de agora são a imagem do que foi o Brasil pré-cabralino, sua história se reduz estritamente à sua etnografia.

Na realidade, a história está onipresente. Está presente, primeiro, moldando unidades e culturas novas. Está presente a história ainda na medida em que muitas das sociedades indígenas ditas “isoladas” são descendentes de “refratários”, foragidos de missões ou do serviço de colonos que se “retribalizaram” ou aderiram a grupos independentes, como os Mura.

Está presente a história também no fracionamento étnico e que vai de par, paradoxalmente, com uma homogeneização cultural. É provável que as unidades sociais que conhecemos hoje sejam o resultado de um processo de atomização, e de reagrupamentos de grupos linguisticamente diversos em unidades ao mesmo tempo culturalmente semelhantes e etnicamente diversas, o que é hoje o Brasil indígena são fragmentos de um tecido social cuja trama, muito mais complexa e abrangente, cobria provavelmente o território como um todo.

Mas está presente sobretudo a história na própria relação dos homens com a natureza. Na Amazônia, não só na sua várzea, mas em várias áreas de terra firme, foi povoada durante longo tempo por populosas sociedades, sedentárias e possivelmente estratificadas, e essas sociedades são autóctones, ou seja, não se explicam como o resultado da difusão de culturas andinas mais “avançadas”.

        Povos e povos indígenas desapareceram da face da terra como consequência do que hoje se chama, num eufemismo envergonhado, “o encontro” de sociedades do Antigo e do Novo Mundo. Esse morticínio foi fruto cujos agentes foram homens e micro-organismos.

        As epidemias são normalmente tidas como o principal agente da de população indígena. No entanto, é importante enfatizar que a falta de imunidade, devido ao seu isolamento, da população aborígine não basta para explicar a mortandade. Em suma, os micro-organismos não incidiram num vácuo social e político, e sim num mundo socialmente ordenado.

        Mas não foram só os micro-organismos os responsáveis pela catástrofe demográfico. Exacerbamento da guerra indígena, provocado pela sede de escravos, as guerras de conquista e de apresamento em que os índios de aldeia eram alistados contra os índios ditos hostis as grandes fomes que tradicionalmente acompanhavam as guerras, a desestruturação social, a fuga para novas regiões das quais se desconheciam os recursos ou se tinha de enfrentar os habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com