TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada Ao Serviço Social

Trabalho Escolar: Filosofia Aplicada Ao Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema:

''Á Filosofia Aplicada ao Serviço Social''

A filosofia é entendida como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão decorre dos exemplos de trabalho dos pensadores que ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo da nossa existência, indagações sobre conhecimento, sobre valores, natureza, beleza e o homem. Essa inquietação vem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o mundo. Na busca dessa compreensão criamos novos significados questionando e tecendo uma teia de relações cada vez mais abrangente que indique respostas mesmo que provisórias. Desta forma os primeiros passam para filosofia a inquietação que conduz ao questionamento como objetivo e reflexão, que nos permite recuar e nos distanciar dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos.

A principal característica da filosofia é a sua área de estudos, envolvendo investigativa análise, formação, e reflexão de ideias para uma visão mais clara das coisas sobre o mundo. Ela se originou com a curiosidade e inquietação humana com o questionamento em querer compreender os valores e as interpretações sobre a sua própria realidade. E com isso ela tem uma importância grandiosa para o serviço social no processo da formação e no decorrer da prática profissional. A filosofia vai dar subsídios que ajudará na reflexão e entendimento diante das condições vividas e presenciadas na sociedade que vivem. Porque o seu trabalho de atuação é o subsidio para realizar a prática profissional como: conhecimento das politicas sociais para consolidação da cidadania, também o acesso aos direitos sociais como resistência à realidade de exclusão e desigualdades.

A importância social da filosofia é quebrar barreiras para que o individuo através de seu esforço alcance um estado pleno de satisfação que ocasionará um momento de felicidade

FALTA ALGUMA COISA PARA DAR COERENCIA AO PENSAMENTO

.................................................................................................................

pois o conhecimento a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido. Na vida humana e na prática educativa não se age sem filosofia. Segundo CONTRIM:

(...) filosofar é promover uma reflexão profunda sobre a natureza e o ser humano, analisando o que fazemos, sentimos, pensamos e manifestamos. Aprender a filosofar contribui para a compreensão do mundo e nos impulsionou a desempenhar um papel mais consciente e ativo dentro dele. (CONTRIM, 2010, p.20).

Quanto à semelhança, o serviço social tem uma profunda relação com a filosofia, enquanto áreas que se dedicam, a pensar sobre o ser humano e suas relações sociais, na tentativa de formular e avaliar o serviço e programas políticos sociais, que visam à proteção, defesa ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Segundo IAMAMOTO:

PELO QUE ENTENDI TEMOS QUE COLOCAR O ANO DA PUBLICAÇAO

....................................................................................................................

Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.

Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (IAMAMOTO, 2009, p. 20)

Vale ressaltar que nenhum individuo ou grupo social em nenhum momento vive sem um conjunto de conceitos, que significa sua forma de existência e ação. O exercício de filosofar implica a pergunta explícita consciente pelo sentido das coisas, pois é a resposta que uma sociedade traz a dupla exigência de refletir criticamente e de explicar teoricamente. É um processo de pensar na realidade, no mundo de tal forma que desvenda os conceitos e valores que compreende, direciona e orientama vida individual e social.

Deste entendimento o assistente social deve trazer para seu cotidiano o caminho metodológico do exercício de filosofar, temos, pois uma trilha metodologicamente feita no processo histórico; depende de cada um compreendê-la e exercitá-la, no nosso cotidiano como meditação necessária. Que a filosofia nos sirva como uma direção crítica para nossa prática diante do mundo e da vida. Assim sendo, a primeira coisa a fazer é dar-se conta dos conceitos e valores que estão explicando e dirigindo nossa prática, não há como estabelecer uma crítica dos nossos deveres e valores se não os conhecemos e não temos consciência que são eles que estão norteando o nosso jeito de ser e de agir. Diante da desigualdade que todos os trabalhadores sofrem com a classe capitalista, os assistentes sociais com a iluminação que vem das fontes filosóficas, podem abraçar as causas dos trabalhadores defendendo os direitos humanos. No início do Serviço Social no Brasil, em 1937,o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com