TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade Da Educação: Freinet

Artigos Científicos: Finalidade Da Educação: Freinet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Freinet era um educador humanista contemporâneo, tinha como uma de suas metas humanizar seus alunos e seguidores. Ele tinha um espírito libertador, intelectual era moralmente autônomo e pluralista em seus pensamentos e tentou, com sua pedagogia, libertar seus alunos da ignorância, do preconceito, do capricho, da alienação e das falsas consciências, buscando assim desenvolver as potencialidades humanas de cada um.

A pedagogia Freinet surgiu para atender a necessidades vital da criança: chegar ao seu pleno desabrochar como um indivíduo autônomo, um ser social responsável, co-detentor e co-edificador de uma cultura. Sua proposta pedagógica é humanista e liberal e busca educar a criança para ser um homem livre e crítico, fazendo com que ela se aproprie da vida por completo e assimile a cultura que a cerca e a cidadania, o que é primordial para qualquer ser humano.

Podemos afirmar que quem estuda e trabalha com a pedagogia Freinet diariamente percebe que se trata muito mais do que de uma simples proposta pedagógica. A pedagogia freinetiana é integradora, humanista, é democrática, pluralista, aberta, crítica e, acima de tudo, sensível e atenta ás diferenças e necessidades culturais e individuais. É com base nessa visão que todas as crianças, adolescentes, e adultos, são educadas na pedagogia freinetiana. A proposta pedagógica de Freinet para a Educação(3) é muito mais do que uma proposta pedagógica, é uma filosofia de vida.

As dimensões pedagógicas, política e social são elementos integrantes da obra de Freinet. A esse respeito, ele próprio salienta que a defesa de sua técnica pressupõe dois sentidos simultâneos: o sentido pedagógico e escolar e o sentido político e social. O movimento pedagógico fundado por Freinet pode ser caracterizado por sua dimensão social, demonstrada através da defesa de uma escola centrada na criança, vista não como indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade. É um dos pedagogos contemporâneos que mais contribuições oferece àqueles que estão preocupados com a construção de uma escola ativa e dinâmica e, simultaneamente, contextualizada do ponto de vista social e cultural.

NECESSIDADES DA CRIANÇA

Exprimir seus sentimentos e suas ideias comunicar-se com os outros, criar, agir e conhecer, aprofundamento dos interesses espontâneos revelados pela livre expressão, organizar-se, avaliar-se.

MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO

Através da fala, desenhos e textos, motivadas conversas, debates gravados, álbuns, etc.

Os intercâmbios motivam o trabalho, ateliês ( de pesquisa, de expressão, de trabalhos manuais técnicos ).

Organização cooperativa, auto avaliação e certificados a criança mostra aquilo que é capaz de fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com