TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fixamento Nuer Adam Kuper

Por:   •  15/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Na região nilótica, vivem os “Nuer”, descrito pelo autor Evans Pritchard no texto Os Nuer do Sudão , apesar de dita, pelo próprio autor, uma análise sucinta, as descrições passam pela distribuição, sistema tribal, linhagem, idade e feudo, dando uma base para o entendimento das vivências de Pritchard em um ano convivendo dentre esse povo. È notória, uma ênfase aos costumes e segmentações territoriais, suas causas e conseqüências que refletem o sistema político, formas de vida e relações sociais;“caracteristicamente definido pela relatividade e oposição de seus segmentos”(:508).

Primeiramente, é necessário comentar sobre os meios de sobrevivência da sociedade Nuer. Sua fonte alimentar, econômica e sentimental é pastoreio de gado, seguido pela agricultura. Em relação ao clima, notam-se duas estações bem definidas, a de chuvas abundantes e a da seca. As condições climáticas influenciam diretamente a vida do povo, tanto que os modos de produção e relações políticas de convivência também são afetados, na época de chuva, por exemplo, possibilita o cultivo de milho e mandioca e os habitantes se mudam para aldeias apenduradas, enquanto na seca residem em sítio com água e praticam a pescaria.

Essa questão do gado e os cereais podem ser considerados como a “propriedade privada” dos Nuer, onde uns podem se sobressair a outros em nível de quantidade, mas se for por questões de sobrevivência, as tribos são bem unidas e independentes, compartilhando alimentos em caso de necessidade, “os alimentos são de outras maneiras divididos” (:472). As comunidades são a família monogâmica que é considerada uma unidade econômica mais domestica do que política.

Além disso, existem as tribos que são “unidade territorial e exclusividade” (:477),e existem segmentos tribais, que são grupos políticos. Cada tribo é economicamente autossuficiente, os homens são patriotas, acreditando que sua tribo é superior as outras, detém a obrigação legal de ataque e defesa. Uma tribo deve-se unir contra estrangeiros e outras comunidades de mesma espécie. Quando há conflitos dentro da própria tribo, é necessário resolve-los mais cedo ou mais tarde, quanto menor for a tribo, mais fácil de resolver. Entretanto, quanto mais o tempo passa e o conflito não é resolvido fica cada vez mais complexo, podendo até fazer com que a tribo se divida.

Entrando mais profundo na descrição dessa sociedade nilótica, existe o sistema de linhagem, que se organiza por termos genealógicos. Segmentos, ou estruturas genealógicas determinam a descendência, o clã também é algo por descendência, mas exogâmico. Cada aldeia está associada a uma linhagem e sua segmentação é patrilinear.

Assim como o parentesco, a idade é a determinante estrutural do comportamento. Essa instituição tribal, tem ritos de iniciações com rapazes de 14 a 16 anos, de uma aldeia ou de um distrito, possuem o mesmo período de finalização e abertura, para inaugurar e fechar esses períodos é necessário o homem de gado, o resultado gera conseqüência no comportamento, deveres e privilégios daquele ser que passou pelo rito, “as cicatrizes de iniciação são o sinal dea sua comunhão e o símbolo de sua supremacia” (:496)

Por fim da organização social descrita, existem os feudos e as disputas, o sistema político tem o chefe de pele de leopardo que deve ser parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com