TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KUPER, Adam. A reinvenção da sociedade primitiva: transformações de um mito. Recife: UFPE, 2008. Cap.4, “Lewis Henry Morgan e a Sociedade Antiga”.

Por:   •  22/10/2020  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

“eles acreditavam que uma espécie podia perceber seu potencial interno, o qual gradualmente se desdobrava.Aqueles que pensavam dessa maneira geralmente concebiam o desenvolvimento das espécies em analogia com a evolução de um embrião.O girino podia se tornar uma rã, mas isto não levava a uma mudança de espécie.” (p.93)

Sentido embrionário do termo evolução- final dos anos 1870.(p.93)

Morgan: etnologia americana; iroqueses.

Clãs/ Fatrias/ Tribos.

“Morgan identificava os iroqueses com as condições primeiras de Grote, nas quais as autoridades eram baseadas em relações familiares” (p.95)

“Os casamentos eram arranjados pelas mães dos casais, que contribuíam para unidades familiares mais amplas” (p.96)

“No verão de 1858, Morgan soube que os Ojibwa, que falava uma língua diferente dos iroqueses, possuíam, porém, essencialmente, o mesmo sistema de classificação de parentesco”. (p.97)

Semelhança entre as línguas indígenas /Aglutinação(p.98)

Turaniano: Nômades; variação dialetal.Línguas “aglutinadoras”(p.99)

“Muller argumentava que os grupos linguísticos podiam ser ordenados em uma escala de desenvolvimento progressivo. As línguas mais primitivas eram ïsolantes”. Cada palavra consistia de uma raiz estável, única. Em um nível mais avançado elas eram caracterizadas pela “aglutinação”; as raízes eram “coladas” para formar novas palavras. As línguas mais desenvolvidas faziam a “amalgamação”, desenvolvendo formas inflexíveis nas quais as raízes originais, uma vez simplesmente coladas, fundiam-se para formar novas palavras.” (p.99)

Chinês (próprio rastro evolutivo);

“A língua da Europa era certamente mais avançada, mas elas haviam sido em algum momento “aglutinadoras”, e mesmo “‘isolantes”. ” (p.100)

Estágios da língua vinculados com o do iluminismo escocês; (p.100)

Sistema Descritivo:

“há diferentes termos para pai e mãe, marido e esposa, irmão e irmã, filho e filha. Nenhum destes termos é aplicado fora da família nuclear.”(p.103)

Sistema classificatório:

“relações de diversos tipos sob um único termo. A mesma palavra podia se referir, por exemplo, a pai, irmão do pai, filho do irmão do pai do pai, e talvez outros parentes, confundido tipos e níveis de associações biológicas.” (p.104)

“Nas sociedades com terminologias “classificatórias”, as esposas eram compartilhadas” (p.106) -> relação: pai.

Modelos:

Havaiano: irmãos se casam com suas irmãs, sobrinhos eram filhos e filhas. Ego= Primos são irmãos e irmãs. Relação classificatório.

Iroqueses: Ego= Irmão do pai é tratado diferentemente que o irmão da mãe (tio).

Esquimó: Ego= Irmão do pai é igual o irmão da mãe, diferente de pai (tio).

Sudanês: cada pessoa tem um termo, totalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com