TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo Financeiro

Ensaios: Fluxo Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  5.565 Palavras (23 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 23

Contabilidade Gerencial sob Fluxo Financeiro

João Raimundo de Carvalho Lopes

Resumo:

É sabido que, nas empresas de pequeno e médio porte, existe carência de informações e falta de conhecimento para elaboração e utilização da contabilidade gerencial como instrumento de auxílio às tomadas de decisões estratégicas.

Este artigo propõe a criação de relatórios de análise financeira, como a demonstração de resultados e a avaliação do capital de giro real, baseados no fluxo de caixa realizado e em alguns controles, como a posição diária das disponibilidades, o acompanhamento do faturamento, o controle de contas a pagar e receber e as posições de estoques.

Nesta demonstração de resultados, o saldo final apurado (lucro ou prejuízo) aferido em um determinado período, sempre deverá estar refletido na mesma proporção na avaliação do capital de giro da empresa.

Penso que o grande segredo desta proposta seria a vinculação entre as vendas com o movimento financeiro, criando assim um poderoso indicador, pois não havendo compatibilidade entre o resultado e o capital de giro tem-se a certeza que existe algo de errado no controle ou na compilação dos dados.

Levando-se em consideração um atual cenário altamente competitivo, é imprescindível que as organizações dominem suas informações e as utilizem para indicar se as decisões tomadas às estão levando a atingir seus objetivos.

Palavras-chave: fluxo financeiro, plano de contas, demonstração de resultados, markup e capital de giro

Cash Flow in Managerial Accounting

Summary:

It is well known that, in small and medium sized companies, there is a lack of information and knowledge for the development and usage of managerial accounting as an auxiliary instrument for strategic decision-making.

This article proposes the creation of reports of financial analysis, such as income statements and working capital evaluation, based in the reported cash flow and other controls, such as diary position of available cash, invoicing monitoring, payables and receivables control and stock positions.

In this income statement, the calculated closing balance (whether showing profit or loss) in a set period, should always be reflected in the same proportion as the working capital evaluation.

I believe the secret behind this proposition would be the linking between sales and financial turnover, therefore creating a powerful indicator, as the lack of compatibility between the results and the working capital, would reveal something wrong with the control or data compilation.

Considering the current, highly competitive scenario, it is indispensable that organizations control the gathered information’s and utilize them to indicate whether or not the decisions made are leading to the fulfillment of set goals.

Key words: cash flow, chart of accounts, income statements, markup and working capital.

Introdução

Este trabalho foi elaborado com base ma minha experiência profissional, inicialmente em empresas de grande porte e, posteriormente, como consultor de pequenas e médias empresas nacionais.

Observando a falta de relatórios mais consistentes de informações auxiliares para suporte nas tomadas de decisões, percebi que, em contrapartida, quase todas as empresas possuíam um sistema de contas a pagar e controle de faturamento, elementos suficientes para extração de dados de informações de análise do desempenho empresarial.

Sobre essa carência de práticas de controles gerenciais diferentes da contabilidade tradicional, expressa o autor Primo Falcini (1995): “Muito também se tem falado sobre `fluxo de caixa` como elemento importante nas análises de liquidez ou solvência, porém muito pouco é divulgado sobre a definição economicamente adequada do que seja exatamente esse fluxo para o fim específico de se conhecer o verdadeiro valor econômico de uma empresa”.

As mudanças ocorridas nos últimos tempos, principalmente como consequência da globalização e da era da informação, obrigaram as empresas a apresentarem maior eficiência operacional, bem como a realizar constantes inovações visando à adaptação ao surgimento de novos cenários mercadológicos. Segundo Martins (1992, p.30), “a globalização de mercados vem obrigando os profissionais, pesquisadores e professores de contabilidade, a se adaptarem à mudança no seu ambiente profissional, não só em termos de normas e práticas como também de conceitos e objetivos”.

Desta forma, um eficiente sistema de controle e gerador de informações com ênfase na contabilidade gerencial passa a ser um instrumento necessário aos administradores para fazer frente a este novo cenário da era informacional. Segundo Primo Falcini (1995), “Também está comprovado, através de vários estudos, que a contabilidade, no seu estado atual de desenvolvimento e na sua tentativa de atender as necessidades de vários tipos de usuários, através de dados reportados, não favorece essa necessidade dos administradores e investidores com a realidade e dinâmica requeridas”.

É sabida a importância das pequenas empresas na contribuição de renda e de emprego neste país, bem como os elevados índices estatísticos de fechamento dessas empresas com menos de cinco anos de funcionamento. Pelos estudos, uma das principais causas de fechamento dessas empresas é a falta de controle, planejamento e acompanhamento dos custos.

Podem-se relacionar como as maiores dificuldades encontradas, principalmente pelas pequenas e médias empresas para a elaboração da contabilidade gerencial a carência de mão de obra qualificada, os serviços contábeis terceirizados de baixa qualidade e balancetes com informações defasadas.

De acordo com os dados gerados pelas contas a pagar da própria empresa, tendo as contas classificadas segundo um plano de contas gerencial predeterminado, desenvolve-se o controle de informações gerenciais, baseado no fluxo financeiro (saldo inicial + entradas – saídas = saldo final) diário da empresa, realizando, assim, toda a amarração dos processos de recebimentos e pagamentos. Roberto Braga, (1994) evidencia que “Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros”.

Pode-se confirmar essa tendência de análise financeira citando parte da nota “O futuro do fluxo de caixa”, publicada na Gazeta Mercantil em 05/06/2001: “Segundo Márcio Villas, presidente do IBRACOM, uma das principais vantagens do fluxo de caixa é o imediatismo da informação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com