TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freitas

Ensaio: Freitas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Ensaio  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1

Após a leitura de diversos autores e fontes diferentes, podemos compreender que a cultura é relacionada em sua totalidade ao homem.

De acordo com Freitas, a cultura está relacionada ao cinema, arte, literatura, porem, o tema é mais abrangente e considera cultura tudo aquilo que o homem consegue executar através de sua inteligência. Destaca também que todos os povos tem sua própria cultura devido aos conhecimentos adquiridos por gerações anteriores.

Já de acordo com Willians (apud Silva, 2009), cultura vem do latim, colere, e era definida como cultivo de plantas, o cuidado com os animais e com a terra.

Ainda de acordo com Silva (2009), Jean- Jacques Rousseau define cultura como bondade e solidariedade.

Já para Voltaire e Kant, cultura representava o aperfeiçoamento moral e racional da sociedade.

Para Hegel, cultura é o conjunto de vários modos de vida de uma sociedade, resultando no modo de ser dos homens ligados ao trabalho, religião, linguagem, ciências, artes e política.

Ainda de acordo com Freitas (2008), os elementos culturais compreendem os valores morais e éticos, comportamento, costumes, enfim, as maneiras de ser, sentir, pensar e agir do individuo. Sendo assim, a cultura torna-se umas das principais características do ser humano, pois assim o homem se distingue de outros seres, como os vegetais e animais.

Já o termo indivíduo conforme Smith (s/d) abrange desde o nascimento do ser humano. Nesta fase, o bebê necessita da ajuda de seres humanos para suprir suas necessidades. Conforme cresce, vai se moldando e se ajustando as exigências culturais estabelecidas em sua sociedade. Este processo de interiorização da cultura e costumes é denominado de socialização.

Para Brigitte e Peter Berger (apud Smith s/d) a socialização é o processo pelo qual individuo aprende as regras básicas de seu universo social, assimilando o modo de vida de uma de determinada sociedade. Desde modo é através da socialização que a cultura (regras, valores, hábitos) penetra no individuo. É importante destacar que dentro de uma mesma sociedade há diversas culturas e costumes, formando assim vários tipos de socialização. Nesse processo, os contextos sociais agem o individuo de modo que os padrões culturais o interiorizem.

Ainda de acordo Peter e Luckman (apud Smith s/d), existem dois tipos de socialização: a primária e a secundária. A primária prepara o individuo para as regras básicas da vida em sociedade, já a secundária são os aprendizados relacionados a um modo de vida.

Conforme Nigro (s/d), a sociedade e seus valores vão moldando os indivíduos mas são estes mesmos indivíduos que se moldam, e transformam sua cultura. Com isso, para entender um indivíduo é necessário entender seu contexto social.

Deste modo, é possível afirmar que é através da socialização que o individuo assimila sua cultura e constrói a sua identidade, possibilitando compreender as diferentes culturas, costumes, regras de outra sociedade.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com