TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcoes Da Administracao

Pesquisas Acadêmicas: Funcoes Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

1. FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO 4

1.1. PLANEJAR 4

1.2. ORGANIZAR 4

1.3. CONTROLAR 4

1.4. DIRIGIR 5

1.5. COORDENAR 5

2. APLICAÇÕES DAS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO 5

CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos apresentar as cinco funções da Administração quais sejam: planejar, organizar, controlar, dirigir e coordenar, com conceitos segundo alguns autores. Iremos também tentar exemplificar cada uma das funções em uma determinada atividade realizada em uma empresa de consultoria em Engenharia de Segurança do Trabalho.

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

1.PLANEJAR

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos possíveis, construir um referencial futuro, estruturando os trâmites adequados e reavaliando todo o processo que o planejamento se destina.

Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar da melhor forma possível alguns objetivos pré-definidos. Seja o futuro previsível ou incerto, é preciso preparação para enfrentá-lo, visando assumir os riscos certos e aproveitar as oportunidades que ele oferece, tornando-o mais favorável. O modo de alcançar essa preparação chama-se Planejamento. O processo de planejamento é uma função administrativa que consiste em tomar decisões antecipadamente. A tomada de decisões pressupõe uma escolha entre alternativas.

(MAXIMIANO, 2001, p. 10).

2. ORGANIZAR

A organização acompanha o planeamento e reflecte o esforço da empresa em preparar-se para a realização de seus planos. Seja o futuro previsível ou incerto, é preciso preparação para enfrentá-lo, visando assumir os riscos certos e aproveitar as oportunidades que ele oferece, tornando-o mais favorável. O modo de alcançar essa preparação chama-se Planeamento. O processo de planeamento é uma função administrativa que consiste em tomar decisões antecipadamente. A tomada de decisões pressupõe uma escolha entre alternativas (KWASNICKA, 2001, p. 10).

3. CONTROLAR

O controle é feito de maneira que se monitorem as actividades e acções do planeamento para verificar se o que foi planejado está sendo feito correctamente, dando tempo hábil para eventuais ações corretivas quando necessário.

Planejamento e controle estão sempre tão relacionados que chega a ser difícil identificar onde um termina e o outro começa. Um planejamento representa uma antecipação da ação; que é um conceito passivo até o momento de sua execução. Controle é um processo ativo que procura manter o planejamento dentro de seu curso inicial. Uma boa definição de controle administrativo é o processo através do qual os administradores sabem que as atividades efetivas estarão de acordo com as atividades planejadas.(KESTRING, 2001, p. 10)

4. DIRIGIR

Dirigir é sinônimo de liderar, e liderar significa utilizar de influência para motivar os funcionários a atingirem suas metas organizacionais.

Seja o futuro previsível ou incerto, é preciso preparação para enfrentá-lo,visando assumir os riscos certos e aproveitar as oportunidades que ele oferece, tornando-o mais favorável. O modo de alcançar essa preparação chama-se Planejamento. O processo de planejamento é uma função administrativa que consiste em tomar decisões antecipadamente. A tomada de decisões pressupõe uma escolha entre alternativas.(KESTRING, 2001, p. 10).

5. COORDENAR

Coordenação é um processo no qual as ações, de outro modo desordenadas, são integradas de forma a produzir um resultado desejado.

Seja o futuro previsível ou incerto, é preciso preparação para enfrentá-lo, visando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com