TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Religioso Marx Weber

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Introduç

Weber inicia sua obra ao recapitular os diversos aspectos culturais ocidentais – de diversas áreas das Ciências e das Artes – e sua sofisticação e, especialmente, sua racionalidade única, comparados à cultura de todas as outras civilizações conhecidas da História. Sua caminhada histórica chega ao Capitalismo, aspecto cultural que, segundo ele, é também singularmente ocidental. Isso porque o autor caracteriza o Capitalismo como a procura do lucro, da rentabilidade sempre renovada através “da utilização de oportunidades de troca, isto é, nas possibilidades (formalmente) pacíficas de lucro”. Ele se dá a partir de uma visão e prática unicamente racional de constante “ajustamento dos lucros ao investimento”. Essa racionalidade, aliada à força de trabalho (formalmente) livre, é a principal característica que o diferencia do (a) simples desejo pelo maior lucro monetário possível, observável em qualquer civilização, a qualquer momento e (b) dos sistemas de lucro rudimentares das grandes civilizações antigas.

Dizer que o Capitalismo possui visão e prática racionalmente guiadas significa afirmar que a utilização de todos os recursos humanos ou materiais de uma empresa capitalista, assim como toda as decisões referentes a essa empresa, se baseiam no balanço monetário e no cálculo. Classificar essa racionalidade como uma presença sistêmica significa dizer que ela é presente tanto para um vendedor de produtos naturais, quanto para um grande industrial de uma mesma sociedade, sendo progressivamente mais presente conforme aumenta a precisão exigida para a efetuação de trocas de um determinado campo comercial.

Essa organização racional é possibilitada por três fatores: pela separação jurídica da empresa e de seus bens do indivíduo e de seus bens; pela criação de uma contabilidade racional, de uma técnica precisa e científica de cálculos econômicos, de sua administração e de seus desdobramentos legais; e por uma organização do trabalho tipicamente capitalista, na qual a burguesia e o proletariado possuem papéis fundamentais na configuração de uma luta de classes única em toda a História e da qual decorrem a estrutura social ocidental moderna e todos os seus problemas particulares.

O racionalismo econômico, no entanto, é totalmente dependente (entre outros fatores) “da capacidade e disposição dos homens em adotar certa conduta racional”. Essa conduta pode ser – e foi – obstruída por princípios espirituais, tradicionais e éticos que se aplicam geograficamente e por meio de aspectos religiosos. É por isso que o Capitalismo depende de um ethos próprio, de uma mentalidade econômica do capital. E é isso que Weber se propõe a debater nesse livro: a influência do ethos protestante no desenvolvimento econômico, de cunho capitalista moderno, dessa população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com