TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx weber

Por:   •  1/5/2015  •  Tese  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNO: LUAN FELTES

SÉRIE: 3º II

O PESAMENTO DE MARX WEBER SOBRE A EDUCAÇÃO

Marx Weber é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, onde produziu a sociologia compreensiva, mostrando sua preocupação com as atitudes dos indivíduos na sociedade, onde poderia explicar melhor determinados fragmentos da realidade social, visando compreender as relações sociais. Para ele o indivíduo através de suas ações é quem constrói a sociedade.

Para Weber a educação é uma das ações mais importantes para a sociedade, pois sem educação o indivíduo não é “nada”.

Weber aponta três caminhos essenciais para a educação: despertar o carisma é o caminho direcionado àqueles indivíduos que são considerados únicos na sociedade onde poderão se tornar líderes através do desenvolvimento de seus pensamentos. A pedagogia do cultivo que formará culturalmente o indivíduo para que o mesmo possa exercer sua função dentro da sua sociedade e tem também a pedagogia do treinamento onde prepara um especialista para cumprir determinada função dentro da estrutura burocrática da sociedade capitalista.

Weber tem um conceito amplo de educação, onde engloba a educação familiar, religiosa, carismática, política, filosófica e especializada. Reconhecia que a escola poderia e pode transformar o conhecimento de certo indivíduo em poder. Contudo a sociedade é o fruto de todas as ações racionais dos indivíduos, assim transformando o indivíduo em um ser autônomo e livre para fazer suas escolhas.

Por fim, aponto o não aceitamento do Analfabetismo social, pois para Weber a função da escola e do educador é avaliar sua capacidade mental e sua reflexão como ser humano, possibilitando assim a criação de mecanismos de mudanças sociais.

Para finalizar a visão que tive sobre a função da educação para Marx Weber é que o ser humano precisa da educação para transformar seus conhecimentos e sua visão social, pois para ter um futuro digno necessita-se da educação como prioridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com