TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Social Da Escola

Artigo: Função Social Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  1.629 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTANCIA DA ESCOLA: FUNÇÃO SOCIAL

Desde os temos mais remotos é discutida e observada a participação da escola na relação ao comportamento e desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

A escola é um espaço de ação educativa intencional, sistematizada, que tem uma função social: a responsabilidade pela formação de cada individuo.

Neste sentido, encontra em Moran (2005) um bom conceito da função social da escola : “ organizar os processos de aprendizagem dos alunos, de forma que eles desenvolvam as copetências necessárias para serem cidadãos plenos e que contribuam para melhorar nossa sociedade”.

Torres (2006) acrescenta que “uma das funções sociais da escola é preparar o cidadão para o exercicio pleno da cidadania vivendo como profissional e cidadão”.

Sendo assim, a escola encara a educação como um agente de mudança, responsável pela formação dos cidadãos para que eles sejam cidadãos críticos, reflexíveis, autonômos de seus direitos e deveres, capaz de compreender a realidade em que vive tornando aptos a participarem da vida econômica, social e política do país.

A escola tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em desenvolver no aluno a capacidade de buscar informações segundo as exigencias do seu campo profissional ou de acordo com as necessidades de desenvolvimento individual e social.

A função da escola é complexa, ampla e diversificada. Tem necessidade de dedicação exclusiva por parte do professor, necessidade de acompanhar mudanças que se processam, atualizando seu currículo e sua metodologia.

Na sua função social, o professor desenvolve copetência para a vida, levando o aluno a interagir com o meio em que vive. O professor deve transmitir os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma enesquecível viagem e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento, pois quando o professor leva o aluno a aprender descobrindo, este tem a possibilidade mais afetivas de contextualizar em sua rotina cotidiana o que aprendeu em sala de aula, desvendando no aluno um horizonte de progresso.

“O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a itimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula assim é um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanha as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas.” (FREIRE,1996)

Sendo assim, os docentes devem ser preparados para a arte de ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, mas que seja também um bom transmissor de conhecimentos.

Ainda em GADOTTI (1999), “o educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida”.

Nessa perspectiva, cabe aos educadores estar preocupados em desenvolver no aluno habilidades intelectuais sem as quais o aluno nunca será capaz de desenvolver uma aprendizagem autônoma. Assim é necessário que os professores trabalhem com práxis partipativas, desafiadora estimulando o aluno a pensar, a refletir, analisar, criticar, criar, tirar suas próprias conclusões.

A escola e o professor devem ser um aliado na construção social de seu aluno, e não somente um transmissor de disciplinas, pois ambas tem um papel importante na sociedade de formar pessoas.

Nesse sentido, é muito importante que a escola tenha uma proposta pedagógica coerente e que atenda com qualidade seus alunos. Toda escola deve ter um projeto político pedagógico traçado dentro dos parâmetros educativos que auxiliam no desenvolvimento do indivíduo e que dessa forma irá contribuir no processo de ensino-aprendizagem do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com