TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola e sua função social

Resenha: Escola e sua função social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 2

Escola e sua função social

A escola, hoje, vem sendo socialmente questionada pela não concretização do processo ensino-aprendizagem, ou seja, pela não socialização do conhecimento, tarefa histórica dessa instituição no capitalismo. Esse problema se tornou crônico, levando a sérias conseqüências sociais, bem como pedagógicas. Vários fatores sociais interferem diretamente como: baixos investimentos na educação, má formação de professores, sucateamento da infraestrutura escolar, crescimento da desigualdade social, a intensificação do processo de mercantilização da educação. Essas questões de ordem mais macrosocial indicam a necessidade da abordagem sociológica do problema, pois estas interferem diretamente no cotidiano escolar, comprometendo significativamente a possibilidade de socialização do conhecimento. Segundo Mendonça

a qualidade da educação requer a articulação entre teoria e prática, inserindo na atividade pedagógica a intencionalidade do processo de humanização de todos os atores nela envolvidos. Além disso, sem a teoria não há compreensão da prática e de seus problemas, e sem a prática não há como se apropriar do real e transformá-lo (MENDONÇA, 2006, p.203).

No excerto acima, Mendonça (2006) não apenas explicita qual papel social que a escola deveria cumprir na sociedade contemporânea, mas também como deve ocorrer a relação ensino-aprendizagem na escola. Portanto, põe à luz desta análise dois desafios distintos embora congruentes: o primeiro, o sociológico que se traduz na análise do real e de suas múltiplas determinações; o segundo, pedagógico, pois entra no âmbito das atividades sistematizadas e intencionalizadas para um determinado fim, a saber, a continuidade do processo de humanização do indivíduo na escola.

Entender educação como processo de humanização abre possibilidades para apreensão da realidade educacional e intervenção em suas diferentes dimensões, visando a superar o impasse da não socialização do conhecimento, isto é, da não objetivação do processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com