TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Seminário: GESTÃO DEMOCRÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

1. GESTÃO DEMOCRÁTICA: O PAPEL DA EQUIPE DIRETIVA Celso Vasconcelos

2. Equipe diretiva  Direção  Orientação educacional  Coordenação pedagógica/supervisão

3. O papel da equipe diretiva no processo de democratização e qualificação da escola  tem como meta a mudança de prática em sala de aula e na escola  reflexões devem levar em consideração: o contexto social em que a escola está inserida ( a experiência democrática brasileira ainda é recente)

4. Gestão democrática: construindo uma nova postura  Exercício de poder: reconhecer a existência do poder; a serviço de que e de quem se coloca; superar o autoritarismo e/ou o espontaneísmo.  Confiança: confiar no grupo  Coerência: a busca da coerência entre aquilo que se prega e aquilo que se faz.

5. O papel do diretor  Na escola costuma responder o arquétipo do poder, tradicionalmente está vinculado a práticas autoritárias.  Costuma se prender à tarefa de “fazer a escola funcionar”, deixando de lado o seu sentido mais profundo.

6. O papel da direção • Tem por função ser o grande elo integrador, articulador dos vários segmentos, internos e externos da escola, cuidando da gestão das atividades, para que venham a acontecer e a contento, isto é, de acordo com o projeto político pedagógico da escola. • A direção deve se capacitar, buscar crescer, se fortalecer também no conhecimento, para enfrentar os conflitos do cotidiano de maneira mais qualificada e produtiva.

7. Conselho de escola • Congrega representante de vários segmentos: comunidade, professores, funcionários, alunos e equipe diretiva ( órgão máximo de decisão na escola). • O diretor tem o papel de gestão, de coordenação geral e execução da programação, de acompanhar a operacionalização das decisões do conselho, tendo uma visão ampla e articulando as dimensões administrativa, pedagógica e comunitária.

8. A orientação educacional: contextos e desafios  Qual a sua postura diante do mundo?  Ajustamento (do aluno à escola, do professor às exigências dos dirigentes, do profissional ao mundo do trabalho, do cidadão à sociedade) ? Ou  Transformação (do sujeito, da escola, das instituições, da sociedade)?

9. O papel da orientação educacional • Que função terá a orientação no processo de mudança da escola? Será uma mera expectadora? Ficará de fora, servindo de colo para as eventuais feridos dos conflitos? • Estará ocupada com as disputas internas de poder ou com os infindáveis atendimentos individuais, anamneses e testes? Ou assumirá a liderança, radicalizando as análises e articulando a coletividade em torno de um novo projeto?

10. o papel da orientação educacional no processo de mudança na escola  deve partir de onde o sujeito (professor, aluno, pai, etc.) está e não de onde se considera eventualmente que deveria estar.

11. O papel da orientação educacional: resgatar a identidade do professor  Ajudar na interpretação dos acontecimentos e de produção de sentido para o trabalho, para os conteúdos, para o estudo, para a vida;ajudar o professor na busca da construção da sua identidade profissional.  Orientar é cuidar.

12. o papel do orientador educacional: o aluno como sujeito  Ver e ouvir os alunos  o aluno deve ter preservado seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com