TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL Magda Vianna De Souza

Monografias: GLOBALIZAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL Magda Vianna De Souza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 4

“O processo de globalização leva a sociedade a ver o mundo como “um só lugar” ”.

A frase acima é utilizada com freqüência para caracterizar a sociedade contemporânea. Vista isoladamente, sugere que a sociedade tende a se unificar, anulando as diversidades e as culturas regionais. No entanto, a dinâmica societária traz evidências contrárias. Autores como Canclini, Castells, Featherstone, Giddens, Hall e Ianni evidenciam, em recentes estudos, que a atual fase da globalização vem provocando reações que buscam uma redescoberta das particularidades, das diferenças e dos localismos.

O processo de globalização estabelece uma nova relação entre as culturas locais e a cultura global. A disseminação da cultura mundializada influencia os padrões de comportamento, provocando uma valorização da tradição e um fortalecimento dos regionalismos manifestos na identidade cultural.

A identidade cultural é vista como uma forma de identidade coletiva característica de um grupo social que partilha as mesmas atitudes e, está apoiada num passado com um ideal coletivo projetado. Ela se fixa como uma construção social estabelecida e faz os indivíduos se sentirem mais próximos e semelhantes.

O processo de revalorização das particularidades e dos localismos culturais é inegável no atual momento histórico social. Ao mesmo tempo em que são incorporados costumes e valores de outras culturas aos hábitos do cotidiano, em todas as latitudes, os localismos voltam a ser valorizados. Há uma busca das particularidades e o senso de diferença se intensifica cada vez mais em todas as regiões do planeta.

O objetivo deste trabalho é examinar as repercussões da globalização sobre a cultura das sociedades, mais especificamente, os efeitos do processo sobre as identidades e as culturas locais.

Para tanto, inicialmente, serão revistas algumas idéias referentes ao processo de globalização da sociedade. A seguir, será realizada análise de suas repercussões sobre formação da identidade cultural. Por último, será examinada a questão do ressurgimento dos localismos e da valorização das tradições culturais através de um estudo de caso em município do Rio Grande do Sul

Está sendo investigado o processo de recriação e valorização da identidade cultural no município de Nova Petrópolis. Antiga “Colônia Provincial de Nova Petrópolis”, foi fundada, em 1858, por imigrantes alemães. Desde o início da colonização houve preocupação com a questão educacional e cultural. Frente ao descaso da administração provincial com esses aspectos, os imigrantes tomaram para si a organização e administração escolar. Fundaram inúmeras associações religiosas e recreativas, como sociedades de canto, de tiro ao alvo e de bolão, onde cultivavam os costumes de sua região de proveniência, mantendo, inclusive, o uso da língua de origem. Na década de 1940, período da Segunda Guerra, o isolamento cultural da região foi fortemente combatido pelo Estado Novo com uma intensa campanha de nacionalização. Várias escolas, clubes, sociedades recreativas e culturais foram fechados. Só após 1946 houve a retomada das atividades culturais no município.

O predomínio das atividades agrícolas e artesanais manteve-se por mais de um século e, muito contribuiu para que seus habitantes continuassem a manter as tradições e traços culturais de seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com