TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil E A Copa

Ensaios: Brasil E A Copa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

A Copa do Brasil foi criada para aplacar o descontentamento das federações de Estados com menor tradição no futebol nacional, cujos representantes dificilmente teriam a oportunidade de enfrentar um "clube grande" durante o ano após o "enxugamento" do Campeonato Brasileiro feito em 1987, com a criação da Copa União.

Entre 1973 e 1986, o Brasileirão contou sempre com a presença de pelo menos um representante de cada federação (normalmente o campeão do ano anterior) que mantivesse um campeonato disputado profissionalmente (os estados com maior força tinham um número maior de representantes, também inseridos de acordo com a classificação no campeonato estadual do ano anterior).

O Campeonato Brasileiro chegou a ser disputado por 94 times, em 1979 (em 1986 eram 44).

A primeira edição desta competição ocorreu em 1989. O primeiro gol de sua história foi marcado por Alcindo, na vitória por 2 a 0 do Flamengo sobre o Paysandu, em 1989, e o Grêmio foi o primeiro campeão da Copa do Brasil.

No dia 4 de março de 1991, ocorreu a maior goleada da história da competição, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, quando o Atlético Mineiro aplicou 11 a 0 no Caiçara (PI). O placar do estádio só possuía espaço para registrar um algarismo por clube, por isso parou de contar quando jogo ainda estava 9 a 0.

Em 1993, quando ainda não havia a regra da "ida e volta restrita", o Internacional ganhou por 6 a 0 (2 de abril) e 9 a 1 (6 de abril) do Ji-Paraná de Rondônia, somando 15 a 1, a maior soma de resultados da Copa do Brasil.

De 1989 a 1993 o campeão de cada ano ficava com o troféu. A partir de 1994 o clube que vencesse a Copa do Brasil por três vezes teria posse definitiva da taça. Isto ocorreu em 2001 com o Grêmio (após as conquistas de 1994, 1997 e 2001).5 .

Sendo assim, em 2002 foi colocado em disputa um novo troféu, que permaneceu até 2007, mesmo sem nenhum clube conquistar sua posse definitiva.

Na Copa do Brasil de 2006, houve a primeira final entre dois clubes do mesmo estado:Flamengo e Vasco da Gama, e o time rubro negro venceu a final.

A partir de 2008, a Copa do Brasil instituiu uma nova taça.

A exemplo dos anos anteriores, a CBF comissionou ao artista plástico Holoassy Lins de Albuquerque a criação de uma escultura-troféu, dando seguimento à tendência da confederação de presentear os clubes ganhadores dos maiores campeonatos brasileiros com esculturas criadas exclusivamente para os eventos por artistas brasileiros ao invés de usar troféus padronizados.

Em 2010, o Santos estabeleceu um novo recorde de gols em uma única edição da Copa do Brasil: 39 gols ao todo.

Os maiores vencedores da competição são o Grêmio e Cruzeiro, ambos tendo vencido o torneio em quatro oportunidades.

Sistema de disputa[editar | editar código-fonte]

A disputa se dá no sistema "mata-mata" em todo o campeonato, ou seja, times divididos em chaves de dois, decidindo em 2 jogos, cada jogo com um deles como mandante. Aquele que conseguir mais pontos passa para a fase seguinte, onde o sistema se repete até a final, que decide o campeão. Desde 1989, o campeão tem vaga garantida na Taça Libertadores da América do ano seguinte.

Em 1995 foi estabelecido que, nas duas primeiras fases, se o time visitante vencesse por diferença maior ou igual a três gols no jogo de ida, estaria classificado para a fase seguinte.6 No ano seguinte, foi estabelecido que a diferença necessária para se qualificar como visitante no jogo de ida seria de dois gols,7 critério que permanece até os dias de hoje nas duas primeiras fases da competição.

Critérios de desempate[editar | editar código-fonte]

Em caso de empate de pontos, os critérios de desempate são:

Saldo de gols

Número de gols marcados como visitante

Persistindo o empate, a decisão acontece através da cobrança de pênaltis ao final do jogo de volta.

A partir de 2013[editar | editar código-fonte]

Em 2013 a Copa do Brasil passará a ser disputada por 86 equipes, entre os meses de março e novembro. No novo formato, 80 clubes disputarão um mata-mata até restarem 10 clubes, que se juntarão nas oitavas-de-final aos 5 clubes que tiverem disputado a Copa Libertadores da América e ao melhor colocado do Ranking da CBF, que pode ser substituído por um 6º clube que tiver participado da competição continental como campeão do ano anterior.8

Além disso, vai definir os representantes brasileiros na Sul-americana do mesmo ano, sendo que essas vagas virão a partir da primeira fase, incluindo até times vindos da Série B.9 10

Classificação[editar | editar código-fonte]

Participantes[editar | editar código-fonte]

Com o novo critério de vagas para a Copa do Brasil agora participam 70 representantes das 27 unidades da federação, escolhidos através dos campeonatos estaduais ou de torneios regionais conforme distribuição de vagas para cada unidade da federação, mais os 10 primeiros colocados do Ranking da CBF, o campeão da Copa do Brasil do ano anterior, os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A, o campeão brasileiro da Copa Libertadores da América ou o campeão brasileiro da Copa Sul-Americana.11

O campeão da Copa do Brasil conquista o direito de disputar a Copa Libertadores da América. Desde de 2001 os clubes que se classificam para a Libertadores, tanto pela Copa do Brasil como pelo Campeonato Brasileiro não podem participar da Copa do Brasil no mesmo ano em que participam da competição continental, já que as duas competições têm muitas datas simultâneas.

A Copa do Brasil é vista como um caminho mais curto para chegar à Taça Libertadores, já que uma equipe somente disputa no máximo 12 partidas.

No dia 31 de maio de 2012, foi confirmado a distribuição de vagas para a Copa do Brasil de 2013, conforme abaixo:

Vagas Estado Classificação

16 CBF

Os dez Classificados Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com