TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestaõ Do Conhecimento Questionario

Pesquisas Acadêmicas: Gestaõ Do Conhecimento Questionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

20) Por qual motivo, quando a organização permite que seus colaboradores tenham responsabilidade pelas suas ações ela cresce? Cap. 3 p. 73

Assegurando a autonomia; uma organização criadora de conhecimento, onde os indivíduos e os grupos autônomos estabelecem seus limites de tarefas por conta própria, em busca do objetivo final da empresa, isso é um dos motivos no qual a empresa cresce.

21)As empresas japonesas frequentemente recorrem ao uso intencional da ambiguidade e do “caos criativo”, que é gerado normalmente quando a organização enfrenta uma verdadeira crise, que pode ser positiva ou negativa. Por que os autores Takeuchi e Nonaka (2008:76) fazem esta afirmação?

A alta gerencia emprega seguidamente visões ambíguas ou a chamada equivocalidade estratégica e cria propositalmente uma flutuação na organização. Quando a filosofia ou a visão da alta gerencia é ambígua, a ambiguidade leva à obscuridade interpretativa no nível da equipe de implementação. Quando alguém reflete enquanto age, torna-se um pesquisador no contexto prático. É exigido que a organização criadora do conhecimento institucionalize esta “reflexão em ação” em seu processo, para tornar o caos verdadeiramente criativo.

22) Para criarmos a redundância na espiral do conhecimento, usamos vários meios. Cite um deles e comente. (Cap. 3 p. 78).

Um meio de criar a redundância dentro da organização é através da rotação estratégica de pessoal, especialmente entre a área de tecnologia e funções tão díspares como RH e Marketing. Tal rotação ajuda os membros da organização a entenderem o negócio a partir de várias perspectivas, fazendo desse modo com que o conhecimento organizacional seja mais fluido e fácil de ser posto em pratica.

23) Por que a redundância pode gerar excesso de informação? (Cap.3 p.79)

Porque a redundância aumenta a quantidade de informação a ser processada e pode levar a um problema de excesso de informação, que também aumenta o custo da criação do conhecimento, pelo menos por um breve período, por isso é importante haver um equilíbrio entre a criação e o processamento de informações.

24) Na atualidade, o conhecimento e a capacidade de criá-lo e utilizá-lo são considerados as mais importantes fontes de vantagem competitiva. Explique: (Cap. 4 p. 91)

A chave para o entendimento do processo de criação do conhecimento é o raciocínio e a ação dialética, que transcende e sintetiza tal paradoxo. A síntese não é uma conciliação. Ao contrário, é o cultivo dos traços opostos através do processo dinâmico do diálogo e da prática. Atualmente as empresa estão enfrentando várias contradições, elas tem de competir no mercado global e ainda adaptar-se aos mercados locais.

25) Por qual razão as organizações não permitem que os indivíduos conheçam o todo do seu processo? (cap. 4 p.93).

Devido a racionalidade limitada dos seres humanos, a organização é necessária para lidar com realidade complexa. A realidade é decomposta em partes de informações que são pequenas e simples o suficiente para que a pessoa as processe. A informação, então, é processada e reagrupada pelos membros da organização para que esta lide com a realidade complexa no final.

26) Sendo a organização uma entidade que cria conhecimento continuamente, faz-se necessário reexaminar o papel da estratégia, que soluciona as contradições entre a organização e seu ambiente. Deste modo responda qual me o papel da estratégia dentro da organização? (cap.4 p. 95)

O papel da estratégia é adaptar a organização às ameaças e oportunidades no ambiente com os pontos fortes e fracos que possa ter. Essa estrutura é posteriormente refinada em duas principais correntes de pesquisa sobre estratégia – a escola de posicionamento e a visão baseada em recursos.

27) Por que afirmamos que a estratégia de uma empresa dialética pode ser conceituada como uma combinação de recursos internos e ajustes ambiental?

O conhecimento é criado através da síntese das contradições. A teoria da estruturação considera os humanos como seres que desempenham papéis e preenchem normas que agem de acordo com sua imagem do que é a realidade, e trata todas as instituições e práticas sociais como estruturas através da interação, por um lado o ambiente influencia os seres humanos e, por outro, os seres humanos estão recriando continuamente seu ambiente através da interação social.

28)Alguns autores afirmam que as pessoas realizam suas ações com “consciência prática” e “Consciência discursiva” em sua vida diária, sendo que a consciência prática – via de regra significa que as pessoas não pensam que tem determinado conhecimento, mas na realidade os possui. E a Consciência discursiva permite que racionalizem (pensem) em suas ações. Como então cria-se ou inicia-se a criação do conhecimento? (cap. 4 P.96)

Nesse sentido podemos dizer que o conhecimento tácito é similar a consciência prática e o conhecimento explícito, à consciência discursiva. Similar ao conhecimento tácito, a consciência pratica desempenha um papel importante na integração do dualismo humanidade-ambiente.

29) Assinale a(s) alternativa(s) que melhor corresponde com a resposta: (cap. 4 p. 97)

(X )No processo de socialização, o indivíduo acumula e compartilha conhecimento tácito;

(X )Podemos acumular conhecimento tácito através de nossos clientes

( )O processo de socialização não está ligado ao conhecimento tácito no qual pertencemos no dia-a-dia

(X )O conhecimento tácito é o mesmo que consciência moral uma vez que se refere ao nível de nossas vidas.

30) Autores como Suchman, (1987:99) “inventaram” um conceito específico à criação do conhecimento. Qual é o nome dado a este conceito ou lugar?

O nome é BA

31) Qual é a definição deste conceito?

O conhecimento não existe apenas na cognição de uma pessoa,ao contrario, é criado em ações localizadas, por essa razão o processo de criação de conhecimento é necessariamente, especifico ao contexto em termos de tempo, espaço e relacionamento, com os outros.

32) Por que o Ba pode ser considerado um espaço físico? (Cap. 4)

Sim, pois o conhecimento não pode ser criado no vácuo e embora seja mais fácil considerar o “Ba” como um espaço físico, como uma sala de reuniões, ele deve ser entendido como interações, que ocorrem em um tempo e local específicos.

33) Por qual motivo a gestão do conhecimento está ganhando espaço entre os melhores gestores de recursos humanos no mundo todo? (cap. 5)

Os gestores de recursos humanos passaram a exortar as indústrias atuais a considerar a criação do conhecimento uma fonte de vantagem competitiva, para enfocar as necessidades dos trabalhadores do conhecimento, visando a construir o ambiente de aprendizado que preencherá as demandas da economia de informação pós industrial.

34) Quais são as dificuldades em criar dentro da organização elementos que envolvam todos os indivíduos a fim de que possam tornar-se pessoas criadoras e inovadoras? (Cap. 5)

As dificuldades são as barreiras à criação do conhecimento organizacional. O conhecimento é tácito e também explicito e deve ser gerado em um ambiente empático, mas devido às barreiras à criação do conhecimento, os indivíduos podem relutar ou não aceitar as novas lições, insights, idéias, ou observações devido a essas barreiras.

35) Cite as barreiras à criação do conhecimento. (cap. 5)

Barreiras individuais e organizacionais

36) Explique por qual razão atualmente o conhecimento e a capacidade de criá-lo é considerado a mais importante das fontes de vantagem competitiva para uma organização. (cap. 4)

Porque existe uma recompensa, o crescimento a longo prazo, a vantagem competitiva sustentável é o tipo de cultura de inovação que pode assegurar o futuro da empresa

37) Explique o conceito da espiral do conhecimento. (cap. 4)

O conhecimento é criado em uma espiral que passa através dos conceitos aparentemente opostos, como ordem e caos, micro e macro, parte e todo, mente e corpo tácito e explicito, eu e o outro, dedução e indução, criatividade e eficiência

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »