TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Gestao Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Questionario Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

1 – O que é Gestão do Conhecimento?

A Gestão do Conhecimento é interdisciplinar e requer uma visão holística e integrada, já que levando em conta a visão Oriental, a empresa não é uma máquina, mas um organismo vivo. Deve ser integrada e cooperativa. Gestão do Conhecimento envolve um amplo processo de aquisição, formalização, disseminação, aprendizagem, construção e expansão, aplicação e retroação.

Entendo que Gestão do Conhecimento se aplica mais como um modo de ser do que com um recurso a ser comprado pela empresa para trazer melhorias. Tem como principal objetivo cuidar dos ativos intangíveis valiosos inseridos em uma organização. Deve ser praticada por todos e em todos os níveis da empresa, tendo em mente que não é um produto a ser comprado e sim, algo que se constrói com trabalho, coerência e dedicação. Quando a Gestão do Conhecimento é aplicada, passa-se a dar maior importância as pessoas do que aos ativos tangíveis. Isso porque são as pessoas que detém o valioso conhecimento de como atingir resultados da melhor forma, de como diagnosticar problemas, de como corrigir processos com erros, enquanto que programas ou equipamentos são auxiliares, ferramentas que auxiliam o profissional a resolver os gaps ou problemas em questão. As vantagens de aplica-la são muitas. Permite a maximização do capital intelectual/ativos intelectuais, tambem permite redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos o que proporciona a vantagem competitiva em relação à concorrência. Os processos de tomada de decisões são mais eficientes e dão melhores resultados, isso pela melhor coordenação de esforços entre unidades de negócios, conforme entendi na pesquisa.

2 – O que quer dizer Paradoxo e Conhecimento?

Paradoxo, segundo o dicionário é uma opinião contraria a comum. Pode ser entendido como uma afirmação ou opinião que à primeira vista parece ser contraditória, mas na realidade expressa uma verdade possível.

Paradoxo, na Sociedade Industrial, era algo a ser eliminado, evitado. As contradições, os dilemas, as oposições deveriam ser extirpadas. Para isso usavam de métodos científicos e processamento de informações para eliminar os paradoxos que existiam. Na sociedade do Conhecimento, Paradoxo ganha um novo sentido, deixando de ter uma conotação negativa. Passa a ser aceito e cultivado. Porque é a partir das contradições, dos opostos, dilemas é que o conhecimento se forma.

O conhecimento é formado por opostos que se complementam - Conhecimento Tácito e Explicito. Conhecimento Tacito é aquele obtido por meio de nossas experiências, esta dentro de nós, e também por meio de crenças, valores, princípios, e por isso é de difícil transmissão a outros, porque não se consegue formaliza-lo completamente em manuais. Já o Conhecimento Explícito é de fácil compartilhamento, podendo ser feito por meio de formulas, manuais, base de dados, treinamentos, podendo ser rapidamente repassado a outros.

3 – O que é Dialética?

A dialética é arte do diálogo e da discussão, é uma forma de raciocínio que enfatiza duas características que são úteis nos tempos turbulentos e no complexo mundo atual. Esse raciocínio surgiu na antiga Grécia e as duas características são a Ênfase na Mudança (com respeito ao processo e movimento) e Ênfase nos Opostos. Segundo o raciocínio dialético as mudanças ocorrem através de conflitos e de oposição. Para que isso ocorra é necessário ter uma Tese (por exemplo, um conhecimento sobre algo). Quando essa tese se mostra obsoleta, inadequada, surge a Antítese, que é o contraponto da tese. Esta se mostrando inadequada leva a Síntese, que seria a realinhação da tese e antítese formando um novo conhecimento ou ponto de vista. A Sintese não é estática, também esta sempre em movimento e surgindo uma inovação passa pelo mesmo processo dialético – torna-se Tese, debatida com a Antítese ate surgir uma nova Síntese, um novo patamar de conhecimento. Entendo que a Síntese é a reunião de elementos em um todo, composição, fusão.

4 – O que é Tácito?

O conhecimento tácito é muito pessoal e difícil de ser codificado, ou seja, expresso por palavras. É prático, fruto de uma longa experiência adquirida ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Sua transmissão é extremamente complexa porque necessita interações prolongadas, acertos e erros. Ex. um conhecimento tácito seria “saber dirigir uma bicicleta” para quem sabe é fácil, mas é muito difícil explicar a essência para quem aprende. Vai muita tentativa e tombo até atingir o objetivo. Outro exemplo é um prato de cozinha. Podemos até ter a receita e modo de preparo detalhados, mas possivelmente não sai do mesmo jeito que o do cozinheiro que nos ensinou. Muitos dizem que falta o segredinho do mestre, o pulo do gato. Na verdade não temos tanta experiência como o profissional com o senso apurado de saber o ponto certo do prato, mesmo que seja antes do tempo previsto na receita. Esse conhecimento é inerente ao profissional.

5 – O que é Explícito?

Explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado".

O Conhecimento Explícito é aquele formal, claro, objetivo, fácil de ser comunicado. Mais simples de ser formalizado por meio de palavras, números e fórmulas, manual, modelos, base de dados, etc., para ser transmitido e compartilhado rapidamente. Geralmente, é percebido como teórico e sua transmissão pode ser realizada muito formalmente. Exemplo de conhecimento explícito poderia ser uma apostila, um livro específico referente à área em questão, documentos normalizado, manuais.

6 – Qual a diferença entre Tácito e Explícito?

Como vimos Conhecimento Tácito está ligado ao individuo, algo pessoal, relacionado à bagagem que a pessoa traz consigo. É valioso, mas difícil de ser registrado exatamente por estar ligado ao indivíduo. É complicado de explicá-lo porque se refere a experiência e aos conhecimentos que adquirimos com o passar dos anos, conhecimento que está dentro de nós. Talvez a melhor forma de transmiti-lo seja através da comunicação oral, no contato direto com as pessoas, da convivência e da experiência em um trabalho em grupo, pois é o conhecimento vivenciado, é de fato o que se sabe e domina na prática.

Já o conhecimento explícito é objetivo e fácil de ser comunicado. Para isso utilizamos palavras, diagramas, fórmulas, manuais, modelos, base de dados, etc.

Acredito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com